Governança e inovação nas licitações públicas em pauta no Dia do Licitante 2026
Iniciativa gratuita e online reúne especialistas do setor público, do Direito e da inovação em um ano
A Effecti realiza no dia 16 de janeiro de 2026 a 7ª edição do Dia do Licitante, evento nacional, online e gratuito, transmitido ao vivo pelo YouTube, que reúne especialistas do setor público, do Direito e da inovação para debater governança e inovação nas licitações públicas. A iniciativa acontece em um ano de eleições federais, contexto que historicamente impacta o volume, a competitividade e o nível de exigência dos processos de compras governamentais, e conta com patrocínio da Granto Seguros, referência em soluções de Seguro Garantia para licitações e contratos públicos.
Segundo Caroline Ramos, co-founder e COO da Granto Seguros, empresa especializada em gestão de riscos e garantias financeiras para contratos administrativos, o evento tem como objetivo apoiar a preparação técnica dos profissionais que atuam no setor. “O Dia do Licitante é um espaço essencial de atualização e debate qualificado. Em anos eleitorais, a governança e a correta gestão de riscos passam a ser determinantes para a continuidade e a sustentabilidade dos negócios que dependem das contratações públicas”, afirma a executiva.
A relevância do tema é reforçada pelo peso econômico do mercado de compras públicas no Brasil. De acordo com dados do Painel de Compras do Governo Federal, as contratações públicas federais movimentaram mais de R$ 500 bilhões em 2024. Já segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), períodos eleitorais costumam intensificar o controle e a fiscalização sobre licitações e contratos, especialmente após a consolidação da Lei 14.133/2021, que ampliou as exigências relacionadas à governança, planejamento e gestão de riscos nas contratações públicas.
Ao apoiar a iniciativa, a Granto Seguros reforça seu compromisso com o fortalecimento do ecossistema licitante e com a disseminação de boas práticas no setor. “Nosso papel vai além da oferta de garantias: buscamos contribuir para um ambiente de contratações públicas mais profissional, seguro e eficiente, no qual empresas estejam preparadas para atender às exigências legais e atuar com previsibilidade e responsabilidade”, conclui Caroline Ramos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>