Pesquisa da Catho revela que migração de carreira já é foco para 2026
Estudo destaca o aumento expressivo no interesse por plano de carreira, qualidade de vida e ambiente saudável; falta de qualificação segue como principal barreira
A Pesquisa de Tendências 2026, realizada pela Catho, plataforma gratuita de empregos, indica que grande parte dos profissionais está disposta a buscar novas oportunidades no próximo ano, motivada por fatores que vão além da remuneração. Segundo o levantamento, o aumento de salário (14%), plano de carreira (14%), melhoria de benefícios e qualidade de vida (13,9%) e a busca por novos desafios (9,9%) aparecem entre os principais impulsionadores da mudança de emprego.
O destaque fica para o avanço expressivo de temas ligados ao desenvolvimento profissional e ao bem-estar, onde o interesse por plano de carreira cresceu quatro vezes em relação ao ano anterior, enquanto menções a um ambiente de trabalho saudável aumentaram 20 vezes e qualidade de vida teve salto de 40 vezes.
Para Patricia Suzuki, diretora de RH da Redarbor Brasil, detentora da Catho, o trabalhador está cada vez mais atento ao equilíbrio entre crescimento, saúde mental e valorização, tornando um critério real na decisão de mudar de emprego.
O estudo também mostra uma tendência significativa de reposicionamento profissional. Mais de 40% dos participantes afirmam ter intenção de migrar de carreira em 2026, sendo que 80% deste grupo já estão buscando oportunidades alinhadas à nova área de interesse.
“Esse resultado demonstra uma mudança de comportamento em relação aos anos anteriores, em que a permanência em setores tradicionais era mais comum. Agora, os profissionais estão reavaliando seu propósito profissional, estando mais dispostos a se reinventar, mesmo que isso demande um período de adaptação ou especialização. O foco está em trabalhar com algo que faça sentido e ofereça futuro”, destaca Suzuki.
Outro ponto importante revelado pelo perfil dos respondentes é o crescimento da atratividade da área de tecnologia. Atualmente, apenas 4% dos participantes trabalham no setor, mas quando o assunto é migração de carreira, o interesse por ingressar nesse mercado sobe para 11%, reforçando o papel do setor como vetor de oportunidades.
“Ainda existe um imaginário de que tecnologia é um setor distante, mas o interesse triplica quando falamos em recomeço profissional. Isso mostra que os trabalhadores reconhecem o potencial de empregabilidade da área”, explica a porta-voz.
Apesar do apetite por mudança, a pesquisa indica que o maior obstáculo para a transição continua sendo a falta de qualificação e de vagas disponíveis nas áreas desejadas. De acordo com a especialista, há a urgência do desenvolvimento contínuo, como investimento em cursos, certificados e experiências práticas para o candidato estar preparado para uma migração realmente possível.
“O que vemos é um mercado de trabalho mais dinâmico, ao mesmo tempo em que é exigente e consciente das prioridades individuais. Acredito que a valorização da qualificação profissional se torna o principal caminho para que os candidatos alcancem essas metas”, conclui a diretora.
Sobre a Catho
A Catho é uma plataforma gratuita de empregos, apoiando quem busca oportunidades no mercado de trabalho e quem precisa anunciar vagas de emprego. O acesso é gratuito e serviços adicionais também podem ser contratados. A Catho é uma empresa de tecnologia que aplica o que há de mais moderno para acelerar o crescimento do emprego formal no Brasil. Pioneira no segmento, a empresa que tem como propósito “Mudar a vida das pessoas através do trabalho”, é referência no mercado de vagas de emprego e conta com o cadastro de mais de 14 milhões de currículos e, em média, 109 mil corporações à procura de novos talentos anualmente. A partir de junho de 2024, a Catho tornou-se parte do Grupo Redarbor, empresa líder em tecnologia de RH na América Latina e o segundo grupo de sites de emprego no mundo e, com isso, passa a ter integração exclusiva com o software de RH Pandapé.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>