Brick usa inteligência artificial para aprimorar análise de risco
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por /Cqcs/ Ana Mello
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Insurtech transforma decisões críticas do setor com motores inteligentes, no-code e foco em subscrição, sinistros, subscrição, eficiência operacional e combate à fraudes.
A Brick, insurtech criada em Curitiba, vem se consolidando como uma das principais referências em tecnologia para decisões de risco no mercado segurador. Com uma plataforma baseada em agentes de inteligência artificial e regras de negócio totalmente personalizáveis, a startup está automatizando processos que antes dependiam de análises manuais, lentas e sujeitas a erros um gargalo clássico na subscrição, no combate a fraudes e na gestão de sinistros.
Hoje, mais de 600 empresas já utilizam a solução, que ganhou velocidade com a rodada de R$5 milhões recebida no início do ano. A captação foi liderada pelos fundos Honey Island by 4UM e Broom Ventures, além da participação de investidores-anjo, incluindo os CEOs do Pipefy e do Ebanx.
A visão da Brick nasce da experiência do CEO e cofundador, Vinicius Schroeder, que cresceu dentro de uma corretora de seguros. A vivência direta com o dia a dia do mercado fez com que ele enxergasse cedo o impacto que a tecnologia poderia ter na gestão de risco. “Cresci vendo meus pais tocarem uma corretora de seguros. Desde cedo, entendi como o setor funciona, o quanto ele impacta a vida das pessoas e também percebi o quanto ainda pode evoluir. Trabalhar com seguros foi natural para mim, mas foi ao mergulhar na gestão de risco que enxerguei uma oportunidade real de transformação”, destaca Schroeder.
Essa percepção se tornou ainda mais urgente diante da escalada das fraudes no setor. Dados da CNseg mostram que, apenas no primeiro semestre de 2024, o mercado registrou perdas superiores a R$ 2 bilhões em casos fraudulentos, muitos deles sofisticados e difíceis de identificar com métodos tradicionais. A proposta da Brick é reduzir essa distância entre risco e reação: sua plataforma lê múltiplas fontes de dados, identifica comportamentos suspeitos e aciona decisões automatizadas em segundos.
Fundada em 2021, a empresa começou oferecendo seguros para frotistas, mas rapidamente percebeu que o maior valor estava no motor de decisão que havia desenvolvido para análise de risco. O que nasceu como ferramenta interna se tornou o produto principal: uma plataforma no-code capaz de executar desde validações de dados até investigações de inconsistências com o apoio de agentes de IA. O sistema é fácil de integrar e permite que equipes ajustem regras em tempo real, sem depender de TI, algo que vem chamando atenção das seguradoras pela autonomia operacional que entrega.
Schroeder reforça que a meta é acelerar ainda mais essa capacidade de decisão inteligente. “Nosso objetivo é claro: ajudar seguradoras a serem mais eficientes, reduzindo fraudes e acelerando a análise de risco. Acreditamos que, nos próximos anos, a automação inteligente será indispensável para que o setor cresça de forma sustentável e queremos liderar essa transformação com tecnologia acessível e de alto impacto”, completa.
Com o novo aporte, a Brick pretende intensificar a evolução do produto e ampliar sua presença entre seguradoras, criando um ecossistema em que decisões críticas possam ser tomadas com maior agilidade, precisão e previsibilidade, pilares estratégicos para um setor cada vez mais pressionado por risco, competição e necessidade de eficiência.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>