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Contratendências do marketing em 2026: 8 práticas que perderam relevância

Em um cenário dominado por Inteligência Artificial, muitas vezes, é mais importante ter consciência do que não se deve fazer antes de adotar novas estratégias, afirma especialista

Em um cenário cada vez mais influenciado por inteligência artificial, automação e novos modelos de consumo, saber as tendências para o próximo ano é importante, porém, entender o que não funciona mais pode ser o trunfo para garantir mais eficiência, relevância e, sobretudo, confiança do cliente.

“A evolução da Inteligência Artificial é um mistério, pois ninguém sabe para onde isso nos levará e qual será o comportamento e os resultados que poderão ser alcançados. Por isso, saber as anti-trends é um diferencial competitivo em um cenário de incertezas e novas descobertas”, afirma Rodrigo Bidinoto, diretor global de vendas na ActiveCampaign.

Bidinoto lista as oito principais contratendências do marketing em 2026:

1 - Adoção de IA sem estratégia

O uso de IA sem expertise ou conhecimento técnico não gera inovação, amplifica erros e compromete decisões críticas. Ferramentas avançadas exigem governança, objetivos claros e integração com o negócio. Sem isso, a IA torna-se apenas mais um ruído operacional.

“A IA vai liderar as novas estratégias do marketing nos próximos anos, porém, o grande desafio atualmente é saber quando não utilizá-la”, ressalta.

2 - Visão simplista da omnicanalidade

Este é um erro recorrente, tratando todos os canais como se tivessem a mesma função e ignorando suas naturezas distintas. O canal de conversão não pode ser tratado como o canal de suporte, assim como canais de relacionamento exigem dinâmicas diferentes dos canais transacionais. Para o diretor global de vendas da ActiveCampaign, “ignorar essas diferenças resulta em experiências fragmentadas, baixa eficiência operacional e desgaste na relação com o consumidor, comprometendo a fidelização a longo prazo."

3 - Manutenção de dados em silos

A falta de comunicação entre informações de marketing, vendas e atendimento compromete a visão sobre a jornada do cliente e dificulta ações de fidelização. Quando os dados permanecem isolados em sistemas que não se integram, a empresa perde a capacidade de compreender comportamentos, antecipar necessidades e oferecer experiências personalizadas.

“No marketing digital, essa fragmentação gera campanhas desconectadas, abordagens repetitivas e uma experiência inconsistente, que enfraquece o relacionamento com clientes recorrentes e reduz o potencial de retenção e crescimento sustentável”, afirma.

4 - SEO não é mais suficiente

No campo da descoberta de conteúdo, a lógica puramente baseada em palavras-chave perde espaço à medida que a descoberta de conteúdo é intermediada por Large Language Models (LLM). Com isso, o foco deixa de ser a palavra-chave e passa a ser a relevância atribuída pelas próprias IAs. Segundo Bidinoto, “não se trata mais de ranquear bem, mas de ser compreendido, citado e recomendado por sistemas inteligentes. Esse movimento dá origem ao GEO [Generative Engine Optimization], ou seja, a otimização de conteúdo voltada aos novos mecanismos generativos.”

5 - Marketing pouco interativo e sem dados

Ignorar dados ou utilizá-los de forma superficial compromete diretamente a eficácia do marketing digital. Sem análise consistente de comportamento, performance e jornada do cliente, as decisões passam a ser baseadas em suposições, e não em evidências.

Esse cenário impede ajustes em tempo real, reduz a capacidade de personalização e faz com que as marcas deixem de atender às expectativas atuais de diálogo contínuo e personalização em tempo real, criando fricções desnecessárias ao longo da experiência do consumidor. “Mais do que adotar tendências, o desafio para 2026 está em evitar práticas que já não fazem sentido”, explica o executivo.

6 - Métricas de vaidade

Focar exclusivamente em métricas como curtidas, visualizações e número de seguidores cria uma falsa sensação de sucesso. No marketing digital, esses indicadores não refletem, necessariamente, engajamento qualificado, geração de receita ou retenção de clientes.

“Quando decisões estratégicas são baseadas em métricas de vaidade, campanhas podem parecer bem-sucedidas no curto prazo, mas falhar na conversão e no impacto real no negócio”, conta.

7 - Automação sem segmentação

A automação é um dos pilares do marketing digital, mas perde completamente sua eficácia quando aplicada de forma genérica.

“Disparos massivos, fluxos padronizados e mensagens sem personalização resultam em baixa taxa de abertura, descadastramentos, desgaste da marca e piora na entregabilidade de emails. Sem segmentação baseada em comportamento, perfil e estágio da jornada, a automação deixa de escalar resultados e passa a amplificar erros”, chama a atenção o diretor de vendas global da empresa.

8 - Growth hacking focado apenas em crescimento

Por fim, o growth hacking desconectado de estratégia e sustentabilidade prioriza números rápidos em detrimento da construção de valor. Crescer apenas por crescer, sem considerar retenção, experiência do cliente e qualidade da base, gera churn elevado e desgaste operacional.

“No marketing digital, crescimento saudável está diretamente ligado à fidelização, ao lifetime value e à consistência da experiência entregue ao longo do tempo”, conclui.

Sobre a ActiveCampaign

A ActiveCampaign é a plataforma de marketing autônoma para quem está no centro da ação. Ela capacita as equipes a automatizar suas campanhas com agentes de IA que imaginam, ativam e validam - liberando-as de fluxos de trabalho passo a passo e desbloqueando infinitas formas de orquestrar seu marketing.

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