Logo
Imprimir esta página

FenaSaúde promove debate sobre a judicialização da saúde suplementar no Brasil (Destaque)

 Diretor-executivo da FenaSaúde, Bruno Sobral destacou a importância da recente decisão do Supremo, que valoriza as melhores evidências científicas para a tomada de decisões em saúde. Créditos: Jefferson Costa Diretor-executivo da FenaSaúde, Bruno Sobral destacou a importância da recente decisão do Supremo, que valoriza as melhores evidências científicas para a tomada de decisões em saúde. Créditos: Jefferson Costa

A iniciativa reuniu especialistas e operadoras para discutir os impactos das ações judiciais no setor e teve como tema central a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a ADI 7265, que reforça a importância da ciência de alta qualidade.

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) realizou, na última quinta-feira (11/12), a segunda edição do “Diálogos FenaSaúde”, dedicada ao tema Judicialização da Saúde Suplementar. O encontro aconteceu no auditório do Ibmec, em São Paulo, reunindo operadoras associadas e parceiros estratégicos para debater o crescimento expressivo das ações judiciais no setor, seus impactos na sustentabilidade do sistema e os desafios das decisões individuais sobre a alocação de recursos.

O evento teve foco na recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a ADI 7265, que reforça a importância da ciência de alta qualidade na saúde suplementar e estabelece critérios claros para a cobertura de tratamentos e procedimentos não listados no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), privilegiando decisões baseadas em evidências e racionalidade técnica.

O juiz federal Clenio Jair Schulze abordou os efeitos do aumento dos processos judiciais sobre o equilíbrio econômico-financeiro das operadoras, destacando as mudanças decorrentes da ADI 7265, como a qualificação das decisões judiciais com base na ciência e as novas dinâmicas da judicialização da saúde suplementar.

Já a supervisora do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde e Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Daiane Nogueira de Lira, trouxe uma análise dos desafios enfrentados pelo setor um ano após a publicação das Súmulas 60 e 61, contribuindo para o entendimento das recentes decisões judiciais que impactam o segmento.

Além disso, participaram a professora Fernanda Paes Leme Peyneau Rito, especialista em Direito Civil do Ibmec, e José Luiz Toro da Silva, Diretor Jurídico da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas), no espaço de diálogo interativo sobre tendências e soluções para a racionalização da judicialização.

Para o Diretor-Executivo da FenaSaúde, Bruno Sobral, o evento reafirma o compromisso da entidade em fomentar um ambiente colaborativo e técnico para enfrentar os desafios do setor.

“O Diálogos FenaSaúde é um espaço permanente de debate que busca soluções para garantir a sustentabilidade do sistema e a proteção dos beneficiários. Após a edição inaugural, realizada em outubro, com foco na prevenção e no combate às fraudes, esta edição discutiu a avançada decisão do Supremo que estabeleceu critérios e requisitos para a cobertura de tratamentos e procedimentos não listados no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar, reafirmando a prevalência da ciência sobre o achismo e valorizando o que há de melhor no mundo para a tomada de decisões em saúde.”

Este debate consolida o Diálogos FenaSaúde como um fórum de referência para temas estratégicos, fortalecendo a cooperação entre operadoras, especialistas, instituições e órgãos reguladores.

Sobre a FenaSaúde

Fundada em 2007, a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) representa operadoras de planos de assistência médica e odontológica, atuando no relacionamento institucional com órgãos reguladores, poderes constituídos e a sociedade em geral. São associadas à entidade as maiores operadoras do país: Bradesco Saúde, SulAmérica, Gama Saúde, Itaú Seguros, MetLife, Odontoprev, Omint, Porto Saúde, Seguros Unimed e Unimed Nacional. A FenaSaúde tem se destacado no setor em temas como judicialização na saúde, prevenção e combate às fraudes e incorporação de novas tecnologias ao sistema.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto