Transformação digital no RH: conheça 4 plataformas essenciais
Ferramentas digitais ampliam o papel do setor e simplificam processos em meio à corrida pela evolução digital
A transformação digital ainda desafia o mundo corporativo. De acordo com levantamento da Dell Technologies, 75% das companhias admitem não estar preparadas para evoluir tecnologicamente. No centro dessa adaptação está a área de Recursos Humanos, que passa de uma função operacional para um agente de mudança, apoiado por tecnologias que unem cultura, eficiência e bem-estar.
De soluções “all in one” para unificar equipes até sistemas de coordenação médica e saúde digital, o mercado vive um momento de expansão e especialização e algumas empresas estão liderando essa transformação. A seguir, conheça quatro plataformas que estão ajudando o RH a se tornar mais estratégico, humano e orientado a dados.
1. Humand
Em um cenário em que a cultura organizacional e a comunicação interna se tornaram pilares estratégicos da gestão de pessoas, a Humand desembarcou no Brasil com o objetivo de se tornar a principal solução integrada de Recursos Humanos e Comunicação Interna. Essa plataforma global reúne, em um único recurso, comunicação interna, desenvolvimento cultural e processos centrais de RH. De comunicados corporativos a avaliações de desempenho e pesquisas em larga escala, a Humand oferece aos colaboradores as informações, ferramentas e visibilidade necessárias para se manterem conectados e assumirem um papel ativo na construção da experiência do colaborador.
Com uma interface intuitiva e recursos personalizáveis, a plataforma foi projetada para aumentar a produtividade, simplificar processos e tornar o trabalho mais colaborativo e transparente. Ela também oferece dashboards analíticos que permitem o acompanhamento em tempo real de métricas de engajamento e comportamento organizacional, apoiando a tomada de decisão orientada por dados.
Presente em setores como saúde, varejo, construção civil e indústria, a Humand tem ampliado sua atuação no Brasil e foca em companhias que trabalham no modelo ‘deskless’, ou seja, sem acesso direto ao computador ou email a todo tempo. Segundo Leandro Oliveira, diretor da Humand no Brasil, o propósito é “ajudar as empresas a fortalecerem sua cultura e a criarem ambientes mais conectados, eficientes e inclusivos, onde a tecnologia atua como aliada da experiência humana”.
2. Conexa
A Conexa, maior ecossistema digital de saúde física e mental da América Latina, vem ampliando o papel do RH na gestão estratégica da saúde corporativa. Atuando em duas frentes complementares como o acesso à saúde e gestão de saúde, a empresa oferece um modelo completo que integra atendimento médico e de saúde digital (teleconsultas) em mais de 35 especialidades, Pronto Atendimento virtual, nutrição e psicologia, além de linhas de cuidado de comorbidades e qualidade de vida.
Através de jornadas de cuidado longitudinais, que integram ferramentas de AI, dados e metodologia de Atenção Primária à Saúde, a Conexa ajuda empresas a aumentarem a eficiência dos serviços de saúde, ampliando a resolutividade dos casos, reduzindo desperdícios e sinistralidade e melhorar a experiência dos colaboradores. Parte desse ecossistema inclui o Hospital Conexa, uma estrutura digital de alta complexidade que funciona como porta de entrada inteligente: identifica riscos, direciona o paciente ao nível adequado de atendimento e promove o engajamento dos colaboradores em programas de saúde. Com mais de 120 mil vidas atendidas, o modelo apresenta resultados como 16% no sinistro per capita das empresas parceiras. “O maior problema do setor não é falta de investimento, mas falta de resultado. Por isso, estruturamos um ecossistema que une cuidado real com inteligência de dados, trazendo resolutividade para o colaborador e previsibilidade para a empresa”, afirma Guilherme Weigert, CEO da Conexa.
3. TotalPass
A TotalPass é uma das principais soluções de saúde e bem-estar integrada do Brasil. Oferecida como benefício corporativo pelas empresas, a marca tem o objetivo de equilibrar o bem-estar físico e mental dos colaboradores, se destacando como um diferencial competitivo de seus parceiros. O aplicativo, que faz parte do grupo Bio Ritmo/Smart Fit, está presente no Brasil e no México e oferece mais de 250 modalidades distribuídas em mais de 35 mil academias e estúdios, sendo 28 mil no Brasil e 7 mil no México.
Além disso, a plataforma conta com recursos focados em saúde mental, com centenas de áudios de meditação e milhares de psicólogos disponíveis para consultas online, além de consultas individualizadas com nutricionistas.
“Os dados comprovam que saúde e bem-estar deixaram de ser um benefício secundário para se tornarem um pilar estratégico. O crescimento superior a 36% em novos usuários em apenas seis meses demonstra que nossas soluções personalizadas não apenas ampliam o acesso, mas geram engajamento real, um diferencial para empresas e colaboradores”, afirma Felipe Calbucci, CEO Latam da TotalPass.
4. Flash
A Flash consolidou-se como referência em benefícios corporativos flexíveis, permitindo que colaboradores escolham como utilizar seus saldos, seja com alimentação, mobilidade ou bem-estar. Além de simplificar a operação do RH, a plataforma oferece análises de uso e relatórios de engajamento, permitindo uma visão mais ampla sobre as necessidades dos times.
Com isso, a Flash contribui para uma gestão mais personalizada e para o aumento da satisfação e retenção de talentos, aspectos cada vez mais valorizados em políticas de pessoas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>