Quase 70% das empresas brasileiras já usam ou planejam adotar IA, aponta Panorama da Zappts
Pesquisa com 1200 empresas respondentes revela dados inéditos do setor
No momento em que a demanda por personalização e agilidade no atendimento cresce a cada dia, oferecer respostas rápidas tornou-se praticamente um pré-requisito para conquistar e reter clientes. Em muitas empresas, a inteligência artificial está deixando de ser uma tecnologia experimental para se tornar parte das estratégias de negócio. No Brasil e no mundo, as organizações estão compreendendo que ao utilizar esta tecnologia, é possível redesenhar a forma de operar, decidir e interagir com o público.
De acordo com a pesquisa realizada pela Zappts (Panorama da IA no Brasil), os assistentes virtuais despontam como o caso de uso mais comum de inteligência artificial no ambiente corporativo, sendo que 69,4% das empresas já utilizam essas soluções ou pretendem implementá-las no curto prazo. Logo em seguida aparecem outras duas aplicações estratégicas: análise preditiva e automação de processos (RPA), ambas com 54% de presença ou intenção de adesão.
Os assistentes virtuais surgem como resposta à urgência por um atendimento mais ágil em uma sociedade cada vez mais impaciente e exigente. Tais assistentes ganham espaço por oferecerem uma forma de interação prática, onde geralmente estão sempre disponíveis, entendem rapidamente a necessidade do cliente e entregam respostas em segundos.
Para Pablo Augusto, CEO da Zappts, a pesquisa evidencia um novo contexto digital do Brasil:
“A inteligência artificial deixou de ser vista como um diferencial competitivo ou uma aposta incerta. Hoje, a maioria das empresas já reconhece que ela é uma exigência para qualquer estratégia de crescimento. Quando bem aplicada, a IA muda a forma como as organizações atuam ou se reinventam no setor. Proporciona ao cliente respostas ágeis para as dúvidas recorrentes no atendimento. E quando essa interação é personalizada e eficiente, a experiência do cliente se torna diferenciada, gerando resultados concretos.”
Para além das estatísticas apresentadas, os dados demonstram uma mudança no mercado, em que passa a estar presente nas salas de reuniões, nas interações com clientes, nos fluxos operacionais e nas decisões.
Esse avanço da tecnologia provoca diversas frentes, líderes são convidados a repensar seus modelos de negócio, equipes se prepararam para um novo modelo de trabalho e o ecossistema empresarial como um todo é desafiado a evoluir com responsabilidade. Compreender como a IA se insere nas engrenagens pode ser o diferencial entre estagnar e prosperar.
Sobre a Zappts
A Zappts é uma empresa brasileira de tecnologia e inovação que há mais de 10 anos cria, moderniza e evolui soluções digitais seguras e escaláveis para grandes organizações. Combinando experiência prática em engenharia de software, dados e inteligência artificial, integra tecnologia, metodologia e processos acelerando a entrega de valor com eficiência, qualidade e governança. Sua atuação vai da estratégia ao desenvolvimento de aplicações de software e inteligência artificial, sendo referência no Brasil no tema de agentes inteligentes, com atuação orientada sempre ao impacto no resultado do negócio dos seus clientes e parceiros. Clique aqui para saber mais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>