Logo
Imprimir esta página

Equipes intergeracionais fortalecem cultura organizacional e ampliam resultados

*Por Ana Paula Costa

A convivência entre diferentes gerações no ambiente de trabalho já não é uma tendência, mas uma realidade. Hoje, Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z compartilham o mesmo espaço, cada qual trazendo consigo valores, experiências e expectativas distintas. Longe de ser um desafio, essa diferença de grupos é uma oportunidade poderosa para fortalecer tanto a cultura organizacional quanto os resultados de negócios.

Uma das principais forças das equipes intergeracionais está na combinação entre experiência e inovação. Profissionais mais seniores, tendem a oferecer bagagem histórica, visão estratégica e capacidade de enfrentar cenários complexos, enquanto os mais jovens com frequência chegam com repertório tecnológico, criatividade e abertura para novos modelos de trabalho. Esse encontro de perspectivas resulta em soluções mais completas e eficazes para os desafios empresariais.

Há ainda um impacto direto na compreensão do mercado e na adaptação a mudanças. Enquanto as gerações mais novas captam tendências emergentes e mudanças de comportamento do consumidor, os profissionais mais experientes ajudam a contextualizar essas transformações com uma visão de longo prazo. Esse completo torna as empresas mais ágeis e resilientes mesmo em um ambiente de incerteza.

De acordo com a Robert Half (2024), 66% dos profissionais em busca de recolocação identificam a discriminação etária como o principal desafio para retornar ao mercado. O mesmo estudo revela que 77% das empresas ainda não têm iniciativas estruturadas de diversidade geracional, e que em uma a cada quatro organizações os profissionais 50+ representam apenas 5% da força de trabalho, um percentual bastante inferior à proporção desse grupo na população economicamente ativa, que é de cerca de 41%. Em resumo, através dos dados é possível identificar que, embora os benefícios sejam claros em relação a grupos plurais, ainda existe um caminho longo de amadurecimento na gestão da diversidade etária no Brasil.

Superar esse cenário exige ações intencionais. Políticas anti-etarismo claras, processos de recrutamento baseados em competências, planos de desenvolvimento personalizados e programas de mentoria reversa são exemplos de iniciativas que não apenas reduzem vieses, mas também ampliam a performance das equipes. Além disso, a valorização da pluralidade geracional melhora o clima organizacional, fortalece vínculos e aumenta a retenção de talentos, refletindo diretamente em ganhos financeiros e maior competitividade para as empresas.

Ana Paula Costa é Gerente Sênior de RH na Avla Brasil


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto