Desalinhamento crítico: líderes superestimam o engajamento das equipes na América Latina
Pesquisa do ManpowerGroup revela que 35% dos colaboradores estão desengajados
Enquanto 63% dos líderes da América Latina acreditam ter times engajados, apenas 41% dos colaboradores confirmam essa percepção, segundo o estudo “State of Careers 2025”, da Right Management, vertical do ManpowerGroup, líder global em soluções de força de trabalho. A pesquisa evidencia um desalinhamento preocupante, capaz de comprometer a retenção de talentos, a lealdade dos colaboradores e a efetividade da estratégia de gestão de pessoas.
Um dos achados mais críticos do levantamento é que 35% dos profissionais latino-americanos se declaram ativamente desengajados, indicando que uma parcela significativa dos colaboradores está distante do engajamento que a liderança acredita existir. Segundo Wilma Dal Col, diretora da Right Management, “quando a liderança acredita em um engajamento que na prática não acontece, corre-se o risco de negligenciar fatores que realmente motivam as pessoas e fortalecem sua conexão com a empresa”.
O estudo também evidencia a ideia de que o dinheiro não é fator decisivo para a retenção. Quando se trata de engajamento, o apoio à carreira é o fator central para os colaboradores da América Latina (32.5%). Esses profissionais priorizam a probabilidade de sucesso e as oportunidades de avanço na carreira. O "fit cultural" vem em segundo lugar (26%), seguido por aprendizagem e desenvolvimento (15.7%), salário e benefícios (15.0%) e logística de trabalho (10.7%).
Já para a atração de talentos, salário e benefícios são os principais fatores que levam os trabalhadores da América Latina a buscarem novas oportunidades de emprego (33,1%), seguidos por carreira (18,4%), aprendizagem e desenvolvimento (17,4%), logística do trabalho (16,6%) e fit cultural (14,4%).
“Hoje, vemos muitas companhias concentrando esforços em atrair talentos, mas ainda com pouca atenção em como mantê-los engajados de forma genuína e contínua. O desafio é equilibrar atração e engajamento, criando uma cultura em que o colaborador se veja crescendo junto com a organização”, comenta Wilma.
A nível global, as percepções também estão desconectadas: a pesquisa mostra que 53% dos líderes acreditam que suas equipes estão totalmente engajadas, contra 37% dos trabalhadores. Além disso, 41% dos profissionais se declaram ativamente desengajados, expondo uma lacuna significativa entre líderes e liderados.
Para reduzir esse descompasso entre líderes e colaboradores, Wilma destaca que as organizações devem encarar a cultura como uma estratégia de negócio, incorporando seus valores desde o processo de contratação e fortalecendo o papel da liderança como reflexo do propósito corporativo.
Outro ponto central é valorizar o potencial dos profissionais, levando em conta a agilidade, a mentalidade de crescimento e a capacidade de mobilidade interna como indicadores tão relevantes quanto o desempenho atual.
O relatório entrevistou mais de 3.400 pessoas em oito países, incluindo o Brasil. Dentre eles, foram 2.402 profissionais administrativos e 1.029 líderes, presentes em diversos setores, incluindo TI, serviços financeiros e empresariais e indústrias.
SOBRE A RIGHT MANAGEMENT
A Right Management, parte do ManpowerGroup, é líder global em gestão de talentos e oferece soluções de transição de carreira, coaching, avaliação e mobilidade profissional. Com foco no desenvolvimento de pessoas e na construção de carreiras significativas, já apoiamos mais de 13 mil organizações em todo o mundo na avaliação, desenvolvimento e transição de talentos.
Sobre o ManpowerGroup
O ManpowerGroup® (NYSE: MAN), empresa líder global em soluções de força de trabalho, ajuda as organizações a se transformarem em um mundo de trabalho em rápida mudança, fornecendo, avaliando, desenvolvendo e gerenciando o talento que lhes permite vencer. Desenvolvemos soluções inovadoras para centenas de milhares de organizações todos os anos, fornecendo-lhes talentos qualificados enquanto encontramos empregos significativos e sustentáveis para milhões de pessoas em uma ampla gama de setores e habilidades. Nossa família de marcas especializadas – Manpower, Experis e Talent Solutions – cria substancialmente mais valor para candidatos e clientes em mais de 75 países e territórios e faz isso há mais de 70 anos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>