Fim de ano no varejo: canais digitais essenciais para impulsionar as vendas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Nathália Bellintani
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Por Luiz Correia
O clima de final de ano – com suas luzes, presentes e ceias – também carrega uma forte tradição de consumo. Para os varejistas, a época é um verdadeiro banquete de oportunidades para alavancarem suas vendas e, ainda, atrair a atenção e fidelização de consumidores mesmo após as festividades. Conquistar esses resultados, contudo, não depende apenas de ter um bom produto ou serviço, mas sim de todas as estratégias de comunicação construídas ao longo do ano, de forma que entendam quais canais digitais investir nesse período para que convertam mais leads em vendas e experiências de sucesso.
Segundo a pesquisa de “Intenção de Compras para o Natal 2025”, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a estimativa é de que esse setor movimente cerca de R$ 84,9 bilhões na economia, com 76% dos consumidores que planejam dar algum presente neste Natal.
O cenário é extremamente favorável para a colheita de grandes resultados pelos varejistas, desde que já tenham investido em campanhas e estratégias de construção de marca nos 11 meses anteriores. Afinal, a concorrência do mercado atual é cada vez maior, o que torna a atração de clientes uma verdadeira batalha dentre tantos anúncios e ofertas que cada um recebe constantemente.
Empresas que reforçam esse relacionamento com seu público-alvo a todo o momento chegam nessa época do ano com poucos ajustes a serem feitos, adequando sua comunicação ao que o consumidor busca de suas marcas favoritas nesse período. Em contrapartida, quem não fez essa lição de casa ao longo do ano tem que correr atrás para que consigam ganhar visibilidade.
Quando o varejista colhe dados de seus consumidores em todos os meses de operação, compreendendo, com clareza, suas demandas, necessidades e preferências de compra, conseguem ter maior êxito ao calibrar suas ofertas nessa época, desenvolvendo ações bem mais assertivas que atinjam, em cheio, essas expectativas. Do contrário, acabam aplicando promoções em praticamente todos os seus itens, sem entender se fazem sentido para seu público-alvo.
Ao invés de reforçarem ofertas gerais em tudo que vendem, focar tempo e energia em poucos produtos pode trazer muito mais retorno, mesmo que acabem não atingindo grandes resultados lucrativos. Isso porque, mesmo que um cliente acabe não tendo interesse em um item específico, pode passar a se atentar mais às comunicações enviadas pela marca, por já ter tido uma experiência confiante e confortável aos seus desejos.
Em meio a um mercado cada vez mais dinâmico, os canais digitais se tornaram essenciais nesse sentido, capazes de fortalecer o relacionamento entre as partes e transmitir mensagens com autenticidade e impacto. E, dentre tantas opções disponíveis, o WhatsApp é, de fato, um dos mais famosos e utilizados no Brasil. Em dados da pesquisa Panorama de Marketing, como prova disso, foi identificado que 74% das empresas do varejo utilizam esse canal regularmente para vendas, atendimento comercial e pós-venda.
Ao mesmo tempo, por também ser um dos meios de comunicação pessoal mais predominantes, há muitos que preferem se relacionar com as marcas por outras vias, se sentindo até incomodados quando são contatados neste ambiente. Apostar todas as fichas em um único canal só diminui as chances de grandes retornos, além de aumentar os custos de investimento.
Qual a solução? Diversificar. Investir em diferentes canais de comunicação durante todo o ano para que, quando cheguem nessa época festiva de Natal e Ano Novo, consigam analisar o histórico de comportamento de seus clientes e compreender onde cada um se sente mais confortável em se relacionar com a marca e que tendem a ter um maior engajamento para conversão de vendas.
Não existe um canal perfeito, mas o ideal para cada cliente ou nicho. Quando essas particularidades são entendidas e calibradas nesse momento de final de ano, as chances de criarem boas experiências com os consumidores – mesmo que não comprem nada de imediato – serão bem maiores, gerando relacionamentos recorrentes à longo prazo que ganhem a atenção e fidelidade com o varejista.
Luiz Correia é Head Comercial da Pontaltech.
Sobre a Pontaltech
Fundada em 2011, a Pontaltech é uma empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel que ajuda empresas a automatizar e escalar seus atendimentos com um portfólio composto por diversos canais digitais e de voz. Com soluções integradas de SMS, e-mail, chatbot, WhatsApp, RCS, VoiceBot, entre outros, simplifica a comunicação das empresas com seus clientes de forma inteligente e eficiente, sem nunca perder a proximidade humana.
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