Logo
Imprimir esta página

Exagerou na confraternização? Especialista alerta que comportamento inadequado em festas de fim de ano pode levar à justa causa

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Com a chegada das confraternizações corporativas, o clima leve e festivo pode dar a falsa sensação de que tudo é permitido. Mas o cuidado precisa ser redobrado. Comportamentos inadequados durante eventos de fim de ano podem, sim, resultar em demissão por justa causa, e que muitos desses casos poderiam ser evitados com mais atenção aos limites de convivência.

A presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Ceará (ABRH-CE), Kássia Sales, esclarece que ainda que a festa aconteça fora do ambiente físico da empresa, ela funciona como uma extensão do espaço profissional, onde regras internas e padrões éticos continuam valendo integralmente.

“A forma como cada pessoa se comporta nesses eventos diz muito sobre sua postura profissional. É preciso lembrar que a festa não suspende o compromisso com respeito, ética e limites, por isso os colaboradores precisam ficar atentos para evitar situações que ultrapassam limites por acreditarem que o ambiente festivo atenua responsabilidades”, afirma.

A especialista explica que entre os comportamentos que mais geram desligamentos estão o desrespeito às normas da organização, a exposição inadequada de colegas ou da empresa nas redes sociais, o consumo excessivo de álcool, que aumenta os riscos de conflitos, agressões e decisões impulsivas, e episódios de assédio moral ou sexual, considerados as ocorrências mais graves e com maior impacto jurídico e reputacional.

“As confraternizações são, sim, momentos importantes para celebrar conquistas, reforçar vínculos e promover integração entre equipes. No entanto, essa atmosfera não deve reduzir o senso de responsabilidade”, pontua Kássia Sales.

O papel da empresa na prevenção

Ainda de acordo com a presidente da ABRH-CE, não apenas os colaboradores precisam estar atentos, mas também as organizações têm responsabilidade direta na condução segura desses momentos com ações simples, como avisos formais, campanhas internas de conscientização e a presença de lideranças atentas durante o evento, ajudam a reduzir riscos e a promover um clima mais saudável.

“Cabe à empresa reforçar previamente as orientações, comunicar o que é considerado comportamento inadequado e deixar claro que o código de conduta permanece vigente. Confraternização também é gestão. Quando a empresa estabelece limites e cuida do ambiente, todos ganham”, conclui.

Sobre a ABRH-CE

A ABRH-CE é uma entidade sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento e valorização de pessoas e organizações. Com eventos de grande relevância, como o Fórum Saúde+RH, o Prêmio Ser Humano e o CearáRH, a associação se consolida como um ponto de referência para inovação, aprendizado e networking no mercado cearense.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto