Brasil acelera a adoção de IA: 5 novas aplicações que estão transformando o mercado
Do finanças a gestão de processos, novas ferramentas de dados com uso de IA aumentam a eficácia e a velocidade de operações
Segundo dados do IBGE em parceria com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e a UFRJ, o uso da Inteligência Artificial cresceu 163% no Brasil nos últimos dois anos. O movimento foi puxado pelas grandes companhias, com os setores de maior destaque sendo administração, comércio e desenvolvimento de produtos. A pesquisa reflete uma transformação notável, impulsionada pela diversidade de usos da tecnologia dentro de diferentes contextos e setores, indo muito além dos bots conversacionais.
É pensando nessas aplicações que desafiam processos tradicionais que listamos X soluções com Inteligência Artificial que estão transformando diferentes mercados.
Experiência do cliente no mercado financeiro
Com a Allyra, a InvestPlay, empresa de inteligência de dados aplicada ao setor financeiro, resolve uma das principais dores do mercado financeiro: a falta de sinergia entre bancos e clientes. Com uma inteligência artificial proprietária, a Allyra é ancorada em uma aprendizagem profunda, a partir dos dados transacionais e primários da base de clientes da instituição financeira, interpretando padrões de comportamento para gerar a segmentação desejada, indicadores e insights para as diferentes áreas de negócios dos bancos. A assistente possui estrutura para interpretar grandes volumes de informações e oferecer respostas personalizadas e no contexto individual de cada usuário.
Eficácia para processos de gestão e conformidade
A SoftExpert, multinacional brasileira referência em soluções de software para conformidade, governança e gestão empresarial, utiliza IA na versão 3.0 da sua plataforma: o SoftExpert Suite. Assim, é capaz de otimizar e unificar informações, gerar insights estratégicos e disponibilizar formulários e gestão de contratos, potencializando a receita recorrente ao expandir licenças e simplificar processos de vendas. A tecnologia aumenta a autonomia e o engajamento dos usuários, além de acompanhar indicadores estratégicos e validar a cadeia de insumos, assegurando a conformidade na produção e transparência de dados na tomada de decisão.
Aprendizado de máquina para combater fraudes
Um levantamento da Quod, datatech que transforma dados em inteligência para a tomada de decisões, mostrou que o primeiro semestre de 2025 registrou um aumento de aproximadamente 12% em indícios de fraudes financeiras (confirmadas e suspeitas) comparado ao mesmo período de 2024. Foram 1,1 milhão em 2024 contra 1,3 milhão em 2025. Para combater esse tipo de crime que causam prejuízo às empresas, a Quod utiliza técnicas de machine learning para identificar padrões de comportamento que ajudam a sinalizar indícios de fraudes financeiras. Esse processo é possível graças a utilização de IA que previne comportamentos e alerta rapidamente quando uma ação suspeita é identificada.
Monitoramento regulatório e político
Para empresas altamente regulamentadas e expostas a múltiplas esferas governamentais, é essencial estar atualizado em relação às mudanças regulatórias e políticas do país. Nesse contexto, a Nomos, startup de dados políticos e monitoramento de risco, une tecnologia e expertise em relações governamentais para automatizar o processo de monitoramento legislativo e regulatório do país, promovendo uma economia de tempo e recursos. Em um espaço seguro e de fácil usabilidade, as organizações podem consultar e receber notificações de discussões e decisões transitadas pelos principais agentes regulatórios do país - otimizando a tomada de decisões.
Redução da burocracia jurídica
A burocracia nos processos jurídicos consome tempo e recursos valiosos. Para transformar esse cenário, a Inspira oferece uma ferramenta de inteligência artificial voltada para escritórios e departamentos jurídicos. Com soluções que vão desde pesquisa de jurisprudência em mais de 70 Tribunais brasileiros até análise de documentos, como processos, a ferramenta já economizou mais de 1 milhão de horas de trabalho, permitindo que profissionais concentrem esforços em estratégias e decisões de alto impacto e tenham mais qualidade de vida. A IA da Inspira, desenvolvida por especialistas do mercado jurídico, garante resultados precisos e confiáveis, superando soluções genéricas que podem arriscar a carreira de advogadas e advogados.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>