Logo
Imprimir esta página

Os 5 movimentos que vão transformar o consumo em 2026

Carlos Ferreirinha (Créditos: Divulgação) Carlos Ferreirinha (Créditos: Divulgação)

Estudos e análises apresentados no Ferreirinha Factor 2025, encontro anual de conhecimento da MCF Consultoria, antecipam movimentos que irão moldar o consumo, a cultura de marca e a estratégia das empresas no próximo ano

Os sinais que despontam para 2026 levam para um consumidor mais complexo, marcado por novas demandas afetivas, maior pressão por personalização e transformações silenciosas, porém profundas, no comportamento social. É o que revela o Ferreirinha Factor 2025, encontro anual de conhecimento e provocação intelectual realizado pela MCF Consultoria.

Na edição, realizada na segunda-feira (24), Carlos Ferreirinha, especialista em gestão do luxo e fundador da MCF, indica que o Brasil entra em um novo ciclo econômico com oportunidades relevantes e, ao mesmo tempo, com urgências claras para as empresas do país que agora, precisam revisitar seus serviços, suas narrativas, estruturas de relacionamento e estratégias de marca.

As análises apresentadas por Ferreirinha e Martin Gutierrez, à frente da MCF, traçam caminhos claros para empresas que desejam operar com consistência, profundidade e alta definição em 2026.

1. A vida cotidiana ganha centralidade na decisão de consumo

A casa assume o papel de protagonista, reorganizando prioridades e impulsionando setores, do mobiliário à decoração, alimentação e entretenimento doméstico. Em paralelo, o turismo se consolida como válvula de escape em um mundo mais tenso: 2025 deve encerrar com 350 milhões de viajantes internacionais, superando os níveis pré-pandemia. Mesmo com desafios de infraestrutura ainda em curso, o Brasil desponta como destino de interesse global, apoiado na força da hospitalidade nacional, que “cura” em um ambiente global mais agressivo e polarizado.

2. Novos grupos de consumo emergem com força

Embora as mulheres sigam como a principal potência do consumo, novos grupos passam a ganhar protagonismo e reconfigurar estratégias de marca. No universo da beleza e da estética, o homem passa a ocupar um espaço mais relevante, impulsionado, entre outros fatores, pela popularização dos implantes capilares e demais procedimentos estéticos. Esse movimento tem impacto direto em ticket médio e rentabilidade, apoiado em uma maior disposição masculina para investir em autoestima, imagem e bem-estar.

“As mulheres são dominantes de consumo, nós já sabemos disso, mas se olharmos para a beleza, o homem voltou a consumir. E o impacto disso é brutal, de favorecimento de ticket médio a impacto na rentabilidade, no bottom line e na margem de contribuição, isso porque existe uma disponibilidade e uma inclinação de consumo diferenciado”, afirma Carlos Ferreirinha.

Além dos homens, uma atualização em curso do Código Civil brasileiro, que deixa de tratar os animais como “coisas” e passa a reconhecê-los como seres sencientes, também abre um novo capítulo para o mercado pet. A mudança tende a ampliar responsabilidades e oportunidades para companhias aéreas, meios de hospedagem, varejo e serviços especializados, que passam a lidar com tutores mais conscientes, exigentes e dispostos a gastar mais para garantir bem-estar, segurança e inclusão de seus animais de estimação em viagens e experiências.

O avanço da longevidade também redesenha o mapa do consumo. Consumidores mais velhos permanecem ativos, viajando, consumindo e buscando experiências de alto valor agregado. O chamado etarismo flexível evidencia um público que não se reconhece em estereótipos de “terceira idade” e exige narrativas, produtos, serviços e estímulos específicos, da comunicação às jornadas de atendimento, passando por design, portfólio e canais de relacionamento.

Em comum, esses movimentos pressionam as empresas a sofisticar o olhar sobre segmentação, ampliar a escuta e revisar ofertas, linguagem e serviços para capturar o potencial desses novos protagonismos de consumo.

3. Personalização extrema e a nova geografia da riqueza

A hiper-segmentação e hiper-personalização passam a ser mandatórias em um cenário marcado pela rápida geração de nova riqueza, distribuída de forma menos concentrada. O país registrou, em 2022, a maior geração de novos milionários do mundo, e estados, como o Ceará - que salta de 9 para 19 bilionários em 2025 -, simbolizam uma nova geografia econômica. Esse deslocamento favorece turismo, hospitalidade, imobiliário e serviços premium, exigindo repertórios mais sofisticados de recompensa, reconhecimento e diferenciação, além de apresentar uma movimentação pautada em: clienteling, recompensa e reconhecimento.

4. Marcas fortes, hospitalidade e experiência no centro da venda

Os estudos também destacam que marcas fortes voltam a desempenhar um papel determinante. Em um ambiente barulhento, a coerência narrativa e a construção de vínculos emocionais tornam-se diferenciais. “Marca é quem dialoga com o coração”, reforça Carlos Ferreirinha. O varejo físico ressurge como palco de experiência, enquanto hospitalidade e wellness se espalham como linguagens estratégicas - tanto na relação com consumidores quanto na gestão de equipes.

5. Singularidade como diretriz para 2026

A conclusão aponta para a chegada da era da singularidade radical. Em um mercado de produtos, serviços e discursos cada vez mais semelhantes, marcas e empresas precisam ser capazes de educar o público sobre seus traços únicos de diferenciação. Isso exige autenticidade, clareza, autonomia e disposição para equilibrar tecnologia com humanidade. A vulnerabilidade, a sensibilidade e a “poesia do erro” tornam-se ativos estratégicos, fundamentais para preservar coerência em um ambiente dominado por automação e eficiência extrema.

Os movimentos que se delineiam para 2026 demonstram que o próximo ano não demanda apenas ajustes, mas reinvenção. Entre novos consumidores, riqueza descentralizada, pressões por personalização e a busca crescente por experiências com sentido, o desafio será entregar eficiência pautada pelo vínculo. As empresas que conseguirem articular diferenciação real com relações consistentes estarão mais preparadas para atravessar o novo ciclo econômico.

Sobre a MCF Consultoria

Comandada por Carlos Ferreirinha e Martin Gutierrez, a MCF é referência na aplicação da Inteligência de Gestão do Luxo como ferramenta estratégica para negócios em diferentes setores. Com quase 25 anos de mercado, a consultoria atua em toda a América Latina, Portugal e África, traduzindo os códigos do luxo em soluções que combinam visão estratégica, execução e inovação. Seu trabalho vai além do universo do prestígio, abrangendo segmentos como moda, beleza, varejo, hospitalidade, aviação, financeiro e imobiliário.

Com uma equipe multidisciplinar, a MCF desenvolve projetos estratégicos, de construção de marcas, produtos e serviços, modelagem de negócios, estratégias de branding, CRM, clienteling, marketing e comunicação, além de experiências imersivas e capacitação por meio da Luxury Academy.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto