Logo
Imprimir esta página

Relatório revela: 69% das empresas se veem líderes em pagamentos, mas só 44% priorizam inovação

Nova pesquisa global da ACI Worldwide indica descompasso entre confiança e prontidão que pode redefinir o setor de pagamentos em 2026 e nos anos seguintes

Dentre os principais dados, 79% dos líderes afirmam que a pressão dos clientes por pagamentos instantâneos seguros e confiáveis será o maior catalisador para mudanças no segmento

Apesar de 69% das empresas se considerarem líderes em pagamentos, apenas 44% afirmam que inovação é prioridade no C-level. É o que aponta uma nova pesquisa global da ACI Worldwide (NASDAQ: ACIW), em parceria com a Globant, baseada em entrevistas com 500 líderes do setor na América Latina, América do Norte, Europa, Oriente Médio e África e Ásia-Pacífico. O relatório “Pagamentos em transição: Liderança em uma era de transformação” revela um descompasso crescente entre confiança e prontidão que pode redefinir o setor de pagamentos em 2026 e nos anos seguintes.

De acordo com o relatório, 55% das empresas não utilizam plenamente a tecnologia já disponível e 44% apontam sistemas legados como maior obstáculo à modernização. O cenário tende a se agravar à medida que a demanda dos clientes por pagamentos instantâneos, seguros e confiáveis — citada por 79% dos entrevistados como principal catalisador para mudanças — ganha ainda mais força.

Esse desalinhamento é alimentado por obstáculos internos que se tornarão ainda mais custosos no próximo ano. A resistência cultural aparece como um dos principais entraves: 53% dos executivos apontam os desafios internos como fator decisivo para desacelerar a transformação. Questões regulatórias também pesam: 63% afirmam que a complexidade das exigências do setor dificulta o avanço da modernização.

“O resultado é uma lacuna de modernização, onde a ambição supera a execução e as organizações correm o risco de ficar para trás à medida que as demandas tecnológicas e regulatórias se aceleram. Até 2026, transações seguras, instantâneas e perfeitas serão o padrão, já que as crescentes expectativas de clientes e consumidores aumentam ainda mais a pressão. Como mostra o relatório, 79% dos entrevistados citam a demanda do cliente como o principal catalisador para a mudança, com pagamentos que devem ser instantâneos, seguros e confiáveis”, comenta Vlademir Santos, Head para o Brasil da ACI Worldwide.

Outros destaques do relatório

• Roadmaps atrasados: apenas 36% dos executivos afirmam que sua organização possui um roadmap claro e de longo prazo para modernização de pagamentos e investimentos, deixando os times internos sem uma visão estratégica de transformação;

• Infraestrutura legada freia o progresso: somente 25% das organizações estão substituindo plataformas antigas, apesar do amplo reconhecimento de que sistemas obsoletos reduzem a agilidade e atrasam lançamentos de novos produtos;

• Fraudes e cibersegurança dominam as preocupações: 77% dos executivos citam riscos de fraude e cibersegurança como principais barreiras à inovação;

• Desafios de talentos e custos persistem: 14% mencionam pressões sobre os custos como uma barreira, enquanto outros 14% destacam a escassez de talentos. Apenas 25% acreditam que sua organização atrai, desenvolve e retém os melhores profissionais de pagamentos e tecnologia;

• Automação por IA redefinirá desempenho: até 2026, a IA irá além da detecção de fraudes, impulsionando roteamento dinâmico, detecção de anomalias em tempo real e modelos autoadaptativos. “Agentic commerce” e orquestração de pagamentos orientada por IA dominarão, exigindo que as empresas incorporem inteligência em cada transação para manter a competitividade.

“A pesquisa destaca a necessidade urgente de os líderes do setor de pagamentos alinharem ambição com ação, modernizando a infraestrutura, incorporando inteligência e se preparando para as mudanças regulatórias de 2026, como a migração para a ISO 20022 e a conformidade com o Open Banking. Plataformas que oferecem soluções escaláveis ​​e em tempo real ajudarão as organizações a modernizar sistemas legados, aumentar a agilidade e acelerar a inovação, sem comprometer a segurança ou a conformidade”, explica Vlademir Santos.

O Chief Strategy e Growth Officer da ACI Worldwide, Philip Bruno, reforça que é hora de os líderes de pagamentos transformarem confiança em ações. “Modernizar pagamentos deixou de ser um objetivo de longo prazo. É uma necessidade imediata. Quem aposentar sistemas legados e incorporar inteligência e agilidade às suas plataformas agora definirá o padrão para 2026 e além”, finaliza.

O relatório completo está disponível para download: Pagamentos em transição: Liderança em uma era de transformação.

Metodologia

A análise foi baseada em dados de uma pesquisa realizada em abril de 2025 com 500 executivos de instituições financeiras, varejistas e provedores de serviços, utilizando três abordagens principais:

- Técnica “Borda Count” para ponderar respostas sobre barreiras, impulsionadores e prioridades;
- Escalas de concordância (1-7) para medir percepções, com uso de “Top 2 Box” para clareza nas análises;
- Regressão por Componentes Principais (PCR) para vincular atributos organizacionais — como roadmaps de modernização e investimentos em pagamentos em tempo real — a indicadores de liderança, identificando oito fatores-chave agrupados em três pilares.

Sobre a ACI Worldwide

A ACI Worldwide (NASDAQ: ACIW), pioneira em tecnologia de pagamentos globais, oferece soluções de software que impulsionam a orquestração inteligente de pagamentos em tempo real. Assim, bancos, empresas emissoras de boletos e varejistas podem expandir seus negócios e modernizar continuamente suas infraestruturas de pagamento, de forma simples e segura. Com 50 anos de experiência comprovada no setor de pagamentos, a ACI combina presença global com uma atuação local para oferecer experiências de pagamento aprimoradas e se manter à frente dos desafios e oportunidades em constante evolução.

ACI, ACI Worldwide, ACI Payments, Inc., ACI Pay, Speedpay e todos os nomes de produtos/soluções da ACI são marcas comerciais ou marcas registradas da ACI Worldwide, Inc., ou de uma de suas subsidiárias, nos Estados Unidos, em outros países ou em ambos. As marcas registradas de outras partes mencionadas são propriedade de seus respectivos proprietários.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto