Pesquisa Lalamove: 80,2% das PMEs dizem que entregas acessíveis serão chave para o crescimento em 2026
Plataforma de entregas destaca o aumento dos custos de logística e a crescente importância de soluções de entrega acessíveis e sob demanda.
A Lalamove, plataforma de entregas sob demanda, que conecta usuários e empresas a uma rede de motoristas parceiros, anunciou os resultados de sua mais recente pesquisa com 273 pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras. Os dados apontam uma verdade inegável para o setor: 80,2% das PMEs concordam fortemente que serviços de entrega acessíveis são fundamentais para o sucesso de seus negócios.
O estudo mostra um otimismo de mercado renovado: 73,6% das PMEs viram sua necessidade de entregas aumentar no último ano e 57,5% estão confiantes para as demandas de entrega nos últimos meses de 2025, que contam com datas importantes para o comércio, como Black Friday e Natal.
"Com 53,1% das empresas apontando os altos custos logísticos e de entrega como sua maior preocupação para 2026, a missão da Lalamove é clara: fornecer soluções acessíveis sob demanda para que o empreendedor possa focar na expansão do seu negócio." comenta Helena Lizo, Diretora-Geral da Lalamove no Brasil.
Setor Digital Lidera a Demanda
A pesquisa da Lalamove detalha o perfil das PMEs que utilizam a plataforma, confirmando o protagonismo do comércio pela internet. O setor de e-commerce lidera a demanda, representando 25,2% dos usuários, seguido por alimentos e bebidas (17,9%) e varejo (16,5%).
Isso reforça o quanto a logística sob demanda se tornou central para as PMEs digitais, em que velocidade e confiabilidade na entrega influenciam diretamente as taxas de conversão e a fidelização dos clientes. No mercado atual, a logística é a ponte final entre o checkout online e um cliente satisfeito.
Quando questionadas sobre os fatores mais importantes para o sucesso do negócio, as PMEs colocaram o atendimento ao cliente em primeiro lugar, seguido por preços acessíveis de logística e velocidade de entrega.
A valorização do apoio ao cliente como prioridade máxima mostra uma mudança: para as PMEs, a logística é uma extensão direta da experiência de atendimento. A capacidade de um parceiro em fornecer entregas confiáveis, rápidas e de forma fácil reflete diretamente na satisfação do consumidor final, contribuindo para que os negócios continuem competitivos enquanto controlam as despesas.
O fato de Preços Acessíveis e Rapidez na Entrega ocuparem as posições seguintes demonstra o equilíbrio estratégico que os pequenos e médios negócios buscam. Eles precisam ser rápidos e eficientes para encantar o cliente, e, ao mesmo tempo, gerenciar os custos de forma inteligente para garantir a sustentabilidade e o crescimento no longo prazo.
Picos de Venda: Demanda de Fim de Ano Acelera Logística Sob Demanda
O otimismo das PMEs em relação ao final do ano tem base na sazonalidade de consumo, com a chegada de datas como a Black Friday, Natal e Ano Novo. A pesquisa revela que os meses de maior expectativa para aumento na demanda por entregas são dezembro (62,5%), novembro (56%) e outubro (49,5%).
Para administrar esses picos sem aumentar os custos fixos, as PMEs recorrem cada vez mais a parceiros flexíveis como a Lalamove. Com tarifas acessíveis, entregas rápidas e uma ampla variedade de tipos de veículos, a Lalamove permite que os negócios lidem com o aumento no volume de pedidos e atendam às expectativas de entregas no mesmo dia — um fator-chave para a retenção de clientes em períodos competitivos do varejo.
Sobre a Lalamove
Fundada em Hong Kong em 2013, a Lalamove é uma plataforma de entregas sob demanda com a missão de fortalecer comunidades por meio de entregas rápidas, simples e acessíveis. Com apenas um clique, pessoas físicas, pequenas empresas e grandes corporações têm acesso a uma ampla frota de veículos operados por motoristas parceiros profissionais.
Movida pela tecnologia, a Lalamove conecta pessoas, veículos, cargas e destinos de forma integrada, transportando o que importa e gerando benefícios para comunidades locais em 16 mercados na Ásia, América Latina e EMEA..
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>