Por que o talento sob demanda virou a nova rota de carreira para profissionais maduros
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Fabiola Ietto
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
A lógica de carreira linear dá lugar a formatos que permitem maior autonomia e flexibilidade. O mercado adota modelos de Talent as a Service e abre espaço para executivos experientes atuarem sob demanda para diversas empresas
O final do ano é sempre uma boa hora para olhar para a própria carreira e refletir sobre novas formas de trabalho e renda. Mas não se trata apenas de procurar um novo emprego ou começar um empreendimento. Novos modelos ganham espaço por permitir trajetórias mais dinâmicas, alinhadas com valores pessoais e com o momento de vida.
Um exemplo é o Talent as a Service (TaaS), ou talento sob demanda, que consiste na contratação de profissionais seniores por períodos curtos para projetos ou de forma contínua, porém part-time. Para as empresas, é uma forma de ter acesso à experiência e ao repertório de executivos gabaritados. Para os profissionais, especialmente aqueles com mais de 50 anos, é um modo de manter relevância, diversificar renda e ter autonomia.
O movimento faz sentido porque a visão da carreira como uma linha rumo ao topo vem perdendo força, assim como a ideia de trabalhar para uma única empresa por décadas. Além disso, não dá para negar que o preconceito e o etarismo ainda estão presentes.
Então, ao invés de buscar uma recolocação tradicional, os profissionais maduros estão começando a olhar para as plataformas de Open Talent como uma forma de se apresentar ao mercado e apoiar negócios em ciclos estratégicos, momentos de expansão, reestruturação ou desafios que exigem experiência.
Segundo relatório Future Market Insights, o mercado de TaaS deve atingir um crescimento na ordem de 593 milhões de dólares em 2025 e mais de 1,79 bilhão de dólares em 2035, a uma taxa de crescimento anual de 11,7%. A Heidrick & Struggles, uma grande consultoria de RH com capital aberto na Nasdaq e faturamento em torno de 1,3 bilhão de dólares, tem hoje cerca de 20% do seu faturamento vindo da área responsável pelo recrutamento de “talentos sob demanda” para empresas. A estimativa é que a participação chegue a 50% nos próximos anos.
O superespecialista experiente é esse profissional
Segundo Mirella Ugolini, consultora em desenvolvimento organizacional e cofundadora do SoulWork - programa voltado a apoiar profissionais experientes na transição de carreira -, o TaaS e as práticas das carreiras adjacentes representam uma evolução natural.
“Profissionais maduros podem distribuir seus talentos em diversos tipos de serviços como consultoria, mentoria, educação, planejamento estratégico e muitos outros”. Mirella sugere abandonar a antiga ideia de carreira linear, marcada por estudo, crescimento, topo e aposentadoria, e pensar em trajetórias múltiplas. “Imagine que o seu conhecimento e sua experiência são como o tronco de uma árvore, o que dá sustentação. Nenhuma planta cresce só para cima. As carreiras adjacentes são como os galhos, ou seja, ramificações da sua evolução profissional, que se apoiam na bagagem adquiria ao longo dos anos”, explica Mirella.
O avanço de TaaS representa a tendência de substituição das carreiras lineares pelo modelo de carreiras adjacentes. Um exemplo desse dado é trazido pela Chiefs.Group, que divulgou aumento de 800% na procura por posições seniores part-time, segundo relatório divulgado em 2024. Por isso, o SoulWork também atua de forma preventiva, orientando profissionais a partir dos 40 anos que querem se preparar para esse momento de transição. Em vez de esperar o fim do ciclo ou recorrer apenas a uma recolocação tradicional, eles já começam a se organizar para abrir novas portas.
No fluxo dessa transformação, entra também a visão de Juliana Fernandes, psicóloga, diretora de RH e consultora parceira do SoulWork. Ela aponta o talento sob demanda como uma alternativa concreta para profissionais experientes que desejam continuar contribuindo de forma estratégica. Segundo Juliana, “o modelo de talento sob demanda permite que profissionais experientes atuem em projetos estratégicos, muitas vezes como C-level interino, atendendo mais de uma empresa e diversificando renda.
Essa flexibilidade tem sido, para muitos profissionais 50+, uma maneira de manter relevância e protagonismo no mercado”. Juliana destaca que, nos Estados Unidos, essa modalidade de contratação está muito mais amadurecida. “Gestores de RH que incluem o TaaS nos processos de aquisição têm a chance de impulsionar a inovação e ampliar a diversidade dentro das empresas”, completa.
Essa perspectiva se soma ao avanço da chamada Economia Climatérica, que valoriza o período de maturidade produtiva. Nesse estágio, o profissional combina experiência emocional, visão analítica e julgamento estratégico, capacidades essenciais para organizações que lidam com complexidade e mudança constante.
Em vez de envelhecer profissionalmente, muitos 50+ atingem o pico de seu potencial funcional justamente nessa fase. É uma força intelectual, produtiva e econômica que tem muito a oferecer.
Sobre o SoulWork
O SoulWork é um programa voltado para executivos e profissionais experientes que buscam alinhar trabalho e propósito. O lema do programa é: “alinhar quem eu sou com aquilo que faço”. Criado em 2024 por Mirella Ugolini e Roberto Ziemer, o programa oferece suporte estruturado para reflexão profissional e transição de carreira.
Diferenciando-se pela abordagem personalizada, o SoulWork auxilia seus clientes a transformarem períodos de incerteza e indefinição em oportunidades de crescimento pessoal e profissional. A jornada inclui conteúdos teóricos que podem ser consultados livremente, encontros online e sessões individualizadas, com foco no processo de reflexão e atualização do potencial de cada participante, o que permite a definição de um caminho profissional que gere mais autorrealização e significado no trabalho.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>