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180 Seguros e Klubi lançam primeira operação de seguros conduzida totalmente por IA na América Latina

Mauro Levi D'Ancona, cofundador e CEO da 180 Seguros, e Anderson Silva, cofundador e COO do Klubi - Divulgação Mauro Levi D'Ancona, cofundador e CEO da 180 Seguros, e Anderson Silva, cofundador e COO do Klubi - Divulgação

Operação coloca agentes de IA no centro da jornada de cotação, emissão e venda de seguros, enquanto reforça a expansão do portfólio da 180 com o novo seguro celular apresentado em parceria com Klubi

A 180 Seguros, maior insurtech da América Latina, e o Klubi, única fintech autorizada pelo Banco Central a operar como administradora de consórcios, firmaram parceria para lançar um novo seguro de celular com contratação totalmente automatizada por agentes de inteligência artificial (IA). A operação é inédita na América Latina e acontece por meio do protocolo Model Context Protocol (MCP), tecnologia desenvolvida pela Anthropic, e que funciona como um conector para que sistemas de IA conversem entre si de forma segura, mais ágil e estruturada. Com o novo padrão, o cliente consegue interagir com os agentes e finalizar a compra do produto em cerca de 30 segundos, permitindo que toda a jornada de vendas e gestão de seguros aconteça sem intervenção humana.

O movimento ganhou força após a 180 captar R$50 milhões em agosto, em uma rodada voltada a acelerar projetos de IA e reforçar o capital regulatório. A seguradora implementou o MCP, habilitando seus sistemas e agentes de IAs a se conectarem com outras inteligências artificiais. A integração da parceria entre a 180 e a Klubi foi concluída em 30 dias, destacando a agilidade do MCP e maturidade técnica das empresas para escalar novas operações em ritmo acelerado.

A expectativa agora é expandir a atuação dos agentes de inteligência artificial para toda a jornada de pós-venda, incluindo suporte, alterações de apólice e acompanhamento do cliente. Esse avanço representa uma mudança profunda no papel da tecnologia no setor de seguros, em que a inteligência artificial deixa de ser apenas um recurso e passa a ser o ponto de partida para uma nova forma de relacionamento do brasileiro com seguros, mais simples, mais rápida e totalmente conectada.

Com o MCP, a 180 transforma a IA em parte da infraestrutura operacional do setor, e não apenas em ferramenta de suporte. A tecnologia inaugura a a vertical B2B2AI da seguradora, na qual a 180 opera como infraestrutura tecnológica para que parceiros conectem suas próprias inteligências artificiais aos sistemas e IAs da 180. O modelo aumenta a eficiência e a escalabilidade dos parceiros, substitui integrações complexas e reduz o esforço operacional, definindo um novo padrão para a operação de seguros na América Latina.

Segundo Franco Lamping, cofundador e CTO da 180 Seguros, o MCP representa uma mudança estrutural no uso de IA em seguros. “As limitações do setor estão muito mais ligadas a sistemas legados e à baixa agilidade tecnológica das grandes empresas do que às regras em si. O MCP destrava esse avanço ao permitir que agentes de IA se conectem à 180 e conduzam toda a oferta e gestão de seguros de forma autônoma. É o primeiro caso na América Latina em que seguros são operados integralmente por IA de maneira segura e auditável. Isso muda o papel da IA: ela deixa de ser um recurso de apoio e passa a ser o próprio alicerce dessa nova forma que o brasileiro pode se relacionar com seguros”, afirma.

“O negócio do Klubi nasceu tecnológico e essa nova parceria vai ao encontro do que buscamos oferecer aos nossos clientes desde o dia 1: segurança, transparência e desburocratização. Além de uma integração pioneira, a junção da Kris, nossa Inteligência Artificial, com o MCP da 180 traz uma camada inédita de inteligência contextual”, diz Anderson Silva, cofundador e COO do Klubi. “Esse contexto específico para LLMs permite que a nossa IA incorpore funções internas da 180 Seguros e as disponibilize diretamente aos nossos clientes. Por exemplo, conseguimos realizar uma cotação dentro do nosso próprio LLM, aplicando as mesmas regras e lógicas utilizadas pela 180 Seguros”, explica.

Um dos pilares da parceria é a assistente virtual Kris, desenvolvida pelo Klubi para interagir com seus clientes. A 180 estruturou informações padronizadas de produtos, regras de mercado e exigências regulatórias da Susep no MCP, permitindo que a Kris ofereça e emita seguros de forma autônoma, segura e totalmente contextual ao perfil do usuário.

O MCP atua como a ponte entre a Kris e os agentes de IA da 180, garantindo que o fluxo de dados, ofertas e aprovações siga as normas regulatórias e seja concluído em poucos segundos. O modelo reduz drasticamente o esforço técnico das integrações tradicionais e viabiliza jornadas de compra personalizadas, rápidas e de baixo custo operacional.

Na prática, o cliente do Klubi contrata a proteção diretamente durante sua jornada digital, em uma experiência conversacional e imediata. O novo seguro também permite cobertura para aparelhos semi-novos, um avanço relevante em um mercado historicamente restrito a dispositivos novos.

Primeira aplicação comercial do MCP no continente abre caminho para expansão

A parceria com o Klubi marca o primeiro uso comercial do MCP no setor de seguros na América Latina e reforça o avanço do modelo de embedded insurance, em que produtos de seguro são integrados de forma contextual à jornada digital dos usuários. Agora, com IA, os próprios agentes conectados às plataformas passam a vender e operar seguros de ponta a ponta.

A partir desse marco, a 180 prevê novas integrações com bancos, varejistas e fintechs, permitindo que diferentes plataformas incorporem seguros com baixo custo técnico e que seus agentes de IA realizem ofertas, cotações, vendas e emissões dentro de suas experiências e contextos.

Sobre a 180 Seguros

A 180 Seguros é a primeira seguradora tech do Brasil e conta com um portfólio de produtos e tecnologia proprietária para que instituições financeiras e não financeiras comercializem seguros de forma integrada à jornada de compra dos seus clientes. Fundada em 2020 por Mauro Levi D’Ancona e Franco Lamping, a empresa obteve mais de R$270 milhões em rodadas reunindo investidores nacionais e internacionais. Em 2025, foi reconhecida pela CNBC e a Statista como uma das 30 principais insurtechs do mundo. Em abril deste mesmo ano, alcançou o uma receita anualizada (ARR) de R$384 milhões e mais de um milhão de apólices, confirmando sua liderança na América Latina. Atualmente, a seguradora se dedica a expandir a aplicação de IA ao longo da cadeia de seguros e conta com mais de 30 clientes na carteira, incluindo fintechs, bancos digitais, cooperativas e empresas do varejo.

Sobre o Klubi

O Klubi é a única fintech autorizada pelo Banco Central a operar como administradora de consórcios no Brasil. Fundado em 2020 por Eduardo Rocha, nasceu com a proposta de modernizar o setor e ampliar o acesso ao crédito no país. Combinando tecnologia e eficiência operacional, oferece uma experiência digital robusta e é líder em avaliações no segmento. É criador da Compra Planejada de celular, o maior consórcio de eletrônicos do Brasil. Seus produtos são distribuídos em parceria com grandes players, como Vivo, Localiza, C6 Bank, PicPay, Neon, Cyrela, CVC, OLX, iCarros e 99. Com crescimento acelerado e forte tração no mercado, atraiu investidores de peso, entre eles Igah Venures, L4 Venture Builder, Vivo Ventures e Parallax Ventures, além de nomes como Paulo Veras, Ariel Lambrecht e Renato Freitas (99), Guilherme Bonifácio (iFood) e Elie Horn (Cyrela).


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