Projeto autoriza uso do Fundo de Segurança Pública para contratação de seguros cibernéticos
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por /Cqcs/
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
O deputado Dr. Frederico (PRD/MG) apresentou projeto de lei que autoriza a aplicação de recursos o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) na contratação de seguros cibernéticos, campanhas educativas de prevenção a fraudes e golpes, inclusive digitais, e softwares de cibersegurança. Segundo a proposta, que já está na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, esse seguro cibernético deverá cobrir perdas e riscos decorrentes de ataques cibernéticos e incidentes de segurança de dados. “Essa prática é uma estratégia cada vez mais comum também para a administração pública, que se tornou um alvo frequente de criminosos digitais”, argumenta o deputado.
Ele acrescenta que a proposta de contratação de seguros cibernéticos está alinhada com outras referências e regulamentações normativas, incluindo a Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber), que tem como objetivos incentivar a adoção de medidas de proteção contra incidentes cibernéticos e promover a cooperação entre o setor público, o setor privado e a sociedade civil. “A contratação de um seguro se encaixa nesse incentivo ao gerenciamento de riscos”, frisa o autor do projeto.
Na avaliação do parlamentar, o seguro também se adequaria à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que responsabiliza entidades públicas e privadas por danos causados a terceiros devido ao tratamento indevido de dados pessoais. “As multas por infrações podem ser substanciais, e um seguro cibernético pode ajudar a cobrir os custos associados a essas penalidades e ações judiciais”, pontua o deputado.
O mesmo ocorreria em relação à Lei de Licitações e Contratos, que modernizou as regras de contratação pública, permitindo que a administração pública adote medidas mais flexíveis e modernas para gerenciar riscos, “o que inclui a aquisição de seguros”.
Por fim, o autor do projeto cita a E-Ciber (Estratégia Nacional de Cibersegurança), que tem como objetivo garantir a segurança de serviços essenciais e infraestruturas críticas, “incentivando a adoção de padrões mínimos de segurança e mecanismos de seguros contra incidentes”.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>