Confusão patrimonial aumenta riscos fiscais e ameaça a segurança das empresas no Brasil
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Carolina Lara
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Mistura entre bens pessoais e corporativos expõe empresários a autuações, bloqueios judiciais e perda de patrimônio; quase 90% das companhias apresentam pendências fiscais
Quase 90% das empresas brasileiras convivem com algum tipo de pendência fiscal, de acordo com levantamentos de consultorias tributárias e entidades do setor. Erros formais no envio de obrigações acessórias, falhas no cruzamento de informações e enquadramentos tributários incorretos resultam em um cenário no qual uma em cada quatro organizações é autuada.
Entre as ameaças que mais avançam sobre estruturas corporativas está a confusão patrimonial quando bens pessoais e recursos da empresa se misturam abrindo margem para que o Judiciário alcance diretamente o patrimônio dos sócios em disputas fiscais, civis ou trabalhistas.
A advogada empresarial especialista em riscos jurídicos trabalhistas e fiscais, fundadora do Grupo Saitta, Dra. Mayra Saitta, afirma que a ausência de separação patrimonial continua entre os principais fatores de vulnerabilidade em médias e grandes empresas.“Nenhuma empresa deve operar sem proteção. A mistura das finanças pessoais e empresariais, a falta de contratos sólidos e a ausência de políticas trabalhistas claras são convites abertos a ataques fiscais, cíveis e trabalhistas que colocam em risco tudo o que o empresário construiu”, afirma.
Entre os impactos mais recorrentes da falta de conformidade estão autuações por erros de enquadramento, processos trabalhistas decorrentes de cargos e salários desalinhados às convenções coletivas e bloqueios judiciais motivados pela desorganização patrimonial. Mesmo companhias com estruturas mais robustas mantêm gargalos em setores sensíveis sobretudo jurídico, fiscal e de recursos humanos que acabam se amplificando com o aumento das operações.
Para atender esse perfil de empresa, a advogada desenvolveu o Escudo Empresarial, uma imersão técnica focada em blindagem jurídica, trabalhista e fiscal. O processo começa com um briefing inicial, segue para a análise de documentos fundamentais e culmina em quatro dias de imersão presencial da equipe da especialista dentro da companhia, atuando em conjunto com os departamentos jurídico, fiscal, trabalhista, de RH e compliance. A metodologia não abrange gestão financeira, mantendo foco exclusivo em riscos legais e estruturais.
O programa é direcionado a organizações que precisam revisar contratos estratégicos, alinhar práticas internas às legislações vigentes, corrigir vulnerabilidades trabalhistas, reforçar controles fiscais e eliminar práticas que exponham sócios e administradores. Para Saitta, a blindagem preventiva permite maior segurança operacional e reduz o custo de crises jurídicas que podem escalar rapidamente.
“O objetivo é oferecer clareza para a tomada de decisão e fortalecer estruturas que precisam operar com segurança e previsibilidade”, afirma.
Com o aumento das fiscalizações e a escalada de litígios empresariais no país, especialistas apontam que companhias que investem na revisão de sua estrutura jurídica e trabalhista reduzem riscos, evitam contingências milionárias e preservam a estabilidade de seus administradores.
Sobre Mayra Saitta
Advogada, contadora e empresária, Mayra Saitta é fundadora do Grupo Saitta, hub de contabilidade, direito empresarial, marketing e educação corporativa com atuação no Brasil, Estados Unidos e Europa. Nascida em Praia Grande (SP) e graduada em Ciências Contábeis e Direito, ela se especializou em Direito Empresarial e construiu uma trajetória marcada pela inovação em gestão e pela defesa do protagonismo feminino nos negócios. Em 2024, foi homenageada pela Câmara Municipal de Praia Grande com o diploma Graziela Diaz Sterque, em reconhecimento às suas contribuições à comunidade e ao desenvolvimento local.
Em 2025, lançou o livro A mente ágil do líder: como liderar com flexibilidade e propósito na era da inteligência artificial, no qual apresenta reflexões sobre liderança e transformação digital. Idealizadora do Saitta Day, evento que reúne empresários e especialistas para impulsionar o empreendedorismo na Baixada Santista, Mayra é reconhecida por unir visão estratégica, propósito e impacto social em sua atuação.
Para mais informações, acesse o site, linkedin ou pelo instagram.
Sobre o Grupo Saitta
Há 15 anos, o Grupo Saitta atua como um hub de soluções integradas em contabilidade, advocacia, marketing e educação corporativa, com sede em Praia Grande (SP) e presença em todo o Brasil, além de uma carteira de clientes nos Estados Unidos e Europa.
Reconhecido pelo Método Saitta, modelo próprio de gestão de processos, o grupo se consolidou pela capacidade de unir eficiência operacional, rigor no cumprimento de prazos e uma gestão humanizada, que valoriza a parceria e o desenvolvimento conjunto entre empresas e profissionais.
Pioneiro na Baixada Santista ao criar um setor de Customer Success voltado à experiência do cliente, o grupo também promove mentorias e programas de capacitação para líderes e empreendedores, com foco em produtividade, gestão inteligente e posicionamento estratégico. Sua missão é clara, fortalecer empresas e inspirar vidas, conectando pessoas, propósito e performance.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>