Logo
Imprimir esta página

“Assembleia secreta” do Sincor-RJ foi vazada para um grupo de associados horas antes

Batalha travada no auditório do Sincor-RJ, no Centro do Rio de Janeiro – Foto: Divulgação Batalha travada no auditório do Sincor-RJ, no Centro do Rio de Janeiro – Foto: Divulgação

“Uma convocação feita em jornal de baixa circulação e nenhuma divulgação por meios eletrônicos, foi o caminho escolhido pela diretoria do SINCOR RJ para garantir que as alterações estatutárias e convocação para eleição antecipada da diretoria fossem feitas sem conhecimento dos associados”, afirma o diretor da AECOR-RJ, Amilcar Vianna

“A Assembleia Geral Extraordinária, realizada nesta terça-feira, 26 de novembro, é a repetição de uma prática que julgávamos já estar afastada, destaca o diretor da AECOR-RJ, Amilcar Vianna, acrescentando:

_ “A estratégia da diretoria era, mais uma vez, realizar uma “AGE secreta”, sem a presença dos associados. A mesma forma usada para aprovação de contas há vários anos onde os diretores aprovam as próprias contas sem a presença de nenhum associado”, alerta o dirigente.

O jabuti - O argumento apresentado pela diretoria é que a AGE foi convocada para adequação às exigências da CNC e da Fenacor. “Mas o que os poucos associados presentes, que souberam um dia antes da Assembleia através de um grupo de whatsapp, receberam em assembleias foram muitas alterações inexplicáveis como, por exemplo, aumentar o número de diretores de 6 para 9; criar voto secreto para aprovação das contas da diretoria; instituir benefício vitalício de seguro de vida para todos os ex-diretores, mesmo depois do mandato”, pontuou o diretor da AECOR-RJ.

“A premissa usada como pano de fundo de que a AGE foi convocada para cumprir normas da CNC e da Fenacor também não é verdadeira. O que os órgãos de representação exigiam era apenas o estabelecimento da votação eletrônica, sendo que a empresa que irá conduzir as eleições já foi até escolhida pela diretoria atual”, explica Amilcar Vianna.

Avanços x recuos - Cerca de 20 associados compareceram à Assembleia e permaneceram por cerca de sete horas ininterruptas numa verdadeira batalha para derrubar propostas esdrúxulas e propor alternativas razoáveis e necessárias, tais como: as convocações devem ser amplamente divulgadas, feitas por meio eletrônico e pela Revista Previdência & Seguros, publicação do Sincor-RJ, para a realização das AGEs; Redução do período mínimo de exercício da profissão de corretor de seguros de 5 para 3 anos para que possa se candidatar a integrar a diretoria do Sincor-RJ e redução do prazo para poder votar na direção do Sindicato de 18 meses de contribuição para 6 meses.

Lideranças presentes - Sonia Marra, presidente do Clube Vida em Grupo – RJ (CVG-RJ), esteve presente na AGE e presenciou a manutenção da cláusula que impede corretores de Vida, cadastrados na Susep, de participar da diretoria do Sincor-RJ. “Esta cláusula merece ser revista. Há novos corretores de vida entrantes no mercado e muito bem preparados. Certamente, contribuíriam na direção do nosso sindicato”, comentou a líder do CVG-RJ.

Fátima Monteiro, presidente do Clube dos Corretores de Seguros-RJ (CCS-RJ), foi mais uma presença descontente com a situação. “A AGE publicada, sem a ampla divulgação necessária para alterar o Estatuto e o Regimento Eleitoral, e, antecipando as eleições para 27/01/26, foi inábil. Por isso, vários corretores sindicalizados não puderam fazer valer a sua opinião para que constasse na ata da AGE. Infelizmente, essa prática vem sendo aplicada há anos e tem meu total repúdio”, concluiu a presidente do CCS-RJ.

Alerta - Jayme Torres, o combativo corretor e dirigente da AECOR-RJ, afirma que “quem divulgou a notícia de que haveria uma “AGE secreta” da diretoria do Sincor-RJ, horas antes dela ser realizada, prestou um grande serviço aos corretores do Rio de Janeiro. Esperamos que as próximas Assembleias e, até mesmo as eleições, sejam comunicadas de forma adequada e com bastante antecedência para que os associados possam participar de forma efetiva”.

Sobre a AECOR-RJ |

A AECOR-RJ teve origem na Associação dos Corretores de Seguros da Baixada Fluminense – AFutebol, criada em abril de 1999 por um grupo de tradicionais corretores da região para atender às demandas dos profissionais da Baixada. Hoje, a associação reúne cerca de 200 profissionais pessoas físicas.

O objetivo da Associação é fortalecer e representar a classe, apoiar o associado em todas as suas demandas, oferecer serviços, disponibilizar recursos tecnológicos ao corretor, oferecer suporte técnico com treinamentos, promover reuniões e debates com as seguradoras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto