5 áreas que toda pequena empresa deve automatizar
72% das empresas já automatizaram alguma parte da operação
A automação deixou de ser um diferencial competitivo e passou a ser uma necessidade estratégica para empresas de diferentes portes, inclusive as pequenas. Apenas em 2024, 72% das companhias ao redor do mundo adotaram algum tipo de automação em seus fluxos de trabalho, um aumento de 55% em relação ao ano anterior, segundo pesquisa da McKinsey. Essa atualização busca por eficiência operacional.
De acordo com Ariane Abreu, diretora de Negócios e Parcerias da Total IP+IA, o crescimento do uso dessas tecnologias está diretamente ligado à praticidade delas para o dia a dia corporativo. “Automatizar processos é um passo essencial para escalar um pequeno negócio. As ferramentas reduzem retrabalhos, aumentam a produtividade e ajudam a manter o foco na estratégia. Ainda assim, é importante lembrar: a tecnologia não substitui a inteligência humana, mas a direciona com propósito”, explica.
5 áreas para automatizar em pequenos negócios
A mudança parece distante para negócios de menor escala, porém, segundo Ariane, a tecnologia se torna ainda mais útil para quem trabalha em poucas mãos. “Vale a pena o empreendedor avaliar as condições e onde ele pode encaixar esse tipo de ferramenta. Afinal, ela surge como um auxílio para ele focar em outras demandas”, observa.
Nesse cenário, ela cita cinco áreas para automatizar:
1. Atendimento
Com o apoio de agentes virtuais com inteligência artificial, pequenas empresas conseguem oferecer suporte 24 horas por dia, em canais como WhatsApp, Instagram e webchat. Isso garante respostas rápidas, registro de interações e personalização no contato, sem depender de uma equipe ampla.
2. Gestão de processos internos
O uso de sistemas com gestão de documentos permite uma conferência mais rápida, auxílio de IA na leitura e alertas em tempo real. Além disso, existem meios para acompanhar aprovações, controlar tarefas e acompanhar entregas.
3. Financeiro
A tecnologia ajuda a emitir boletos, enviar lembretes de pagamento e gerar relatórios de fluxo de caixa em tempo real. Com isso, o gestor tem uma visão mais clara da saúde financeira da empresa e evita inadimplências.
4. Marketing
Automação em marketing digital permite criar disparos segmentados de e-mails, mensagens e anúncios com base em comportamento e preferências dos clientes. A personalização aumenta o engajamento e melhora o retorno sobre o investimento. O uso de inteligência artificial também contribui com a criação de estratégias básicas para redes sociais.
5. Vendas e pagamentos
Ao integrar plataformas de e-commerce, CRM e meios de pagamento, o processo de compra torna-se mais fluido. A IA pode sugerir produtos, calcular descontos e finalizar transações automaticamente, reduzindo atritos e aumentando a conversão.
Por fim, a especialista comenta o potencial adquirido com essas mudanças. “Pequenas empresas podem alcançar um nível de eficiência semelhante ao das grandes corporações quando aplicam a automação de forma estratégica”, finaliza Ariane.
Fonte: Ariane Abreu, diretora de negócios e parceria
Serviço: especialista em negócios mostra quais áreas de uma pequena empresa é possível automatizar
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