Liderança inspiradora impulsiona vendas no final do ano: veja como aplicar
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Carolina Lara
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Especialista aponta como rituais diários, feedbacks rápidos e empatia ajudam líderes a manter o clima positivo em momentos de alta pressão
Com a chegada do período de maior movimento no varejo e no setor de serviços, a capacidade dos líderes de manter o equilíbrio emocional das equipes se torna determinante para o sucesso. Segundo pesquisa da Gallup, times que contam com gestores presentes e inspiradores são até 21% mais produtivos e apresentam 59% menos rotatividade. O dado reforça a importância da liderança como agente de encantamento não apenas para clientes, mas também para os próprios colaboradores.
De acordo com Alexandre Slivnik, especialista em excelência de serviços, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e professor convidado da FIA/USP, a liderança encantadora é aquela que compreende o poder do clima emocional no desempenho coletivo. “Em períodos de pico, o líder precisa ser o primeiro a inspirar confiança e entusiasmo. O papel dele é cuidar de quem cuida do cliente, transformando a pressão em propósito”, afirma.
Slivnik recomenda práticas simples e consistentes para manter a motivação em dias intensos, como os rituais diários de alinhamento. “Reuniões relâmpago de poucos minutos ajudam a energizar o time e a reforçar a conexão com o propósito. Quando o líder inicia o dia com uma mensagem positiva ou um reconhecimento genuíno, a equipe sente que está sendo valorizada”, explica.
Estudo da Harvard Business Review mostra que companhias que priorizam a empatia e o reconhecimento diário têm desempenho até 32% superior. Para o especialista, a chave está em substituir o controle excessivo por uma escuta ativa e feedbacks rápidos. “O reconhecimento é o combustível da motivação. Pequenos elogios direcionados são mais poderosos do que grandes discursos motivacionais”, diz.
Inspirador de líderes em todo o Brasil por meio da metodologia “Estratégia da Magia”, desenvolvida com base nos pilares de propósito, cultura, liderança e encantamento, Slivnik ressalta que o papel do gestor vai além da meta. “O encantamento não acontece no cliente se não existir dentro da equipe. Um líder encantador é aquele que mantém a energia, o sorriso e o senso de missão mesmo sob pressão. Ele entende que o exemplo é a maior forma de liderança”, conclui.
Sobre Alexandre Slivnik
Alexandre Slivnik o único brasileiro a dar a volta ao mundo em um avião privado da Disney para conhecer os bastidores de todos os parques da empresa no mundo, juntamente com seus maiores executivos. É reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1).
Autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. Diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). Vice-Presidente da ABTD - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento. Professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP.
Palestrante com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. Atualmente um dos maiores especialistas em Encantamento de Clientes no Brasil. Palestrante Internacional com palestras feitas nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education - Boston / EUA).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>