Acessibilidade ganha destaque na Black Friday do varejo online
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Natália Peixoto
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Mais de 10 milhões de brasileiros com deficiência auditiva ainda enfrentam barreiras na navegação e na decisão de compra
A Black Friday 2025 deve movimentar mais de R$13,6 bilhões no comércio eletrônico brasileiro, segundo estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com um aumento de 16,5% em relação ao ano anterior. O crescimento é reflexo da tendência de promoções que se estendem por todo o mês de novembro, fenômeno conhecido como Black November, permitindo que consumidores aproveitem ofertas ao longo de semanas, e não apenas em um único dia. No entanto, para uma parcela significativa da população, essas oportunidades nem sempre são acessíveis.
Com mais de 10 milhões de brasileiros com deficiência auditiva, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), muitos consumidores ainda encontram dificuldades para acompanhar informações sobre produtos, preços e condições de pagamento. A ausência de legendas em vídeos promocionais, intérpretes em libras ou instruções em linguagem clara dificulta a navegação e a conclusão das compras, limitando a participação desse público.
Monica Lupatin, diretora de negócios do ICOM, socialtech brasileira líder em serviços de inclusão e comunicação acessível para a comunidade surda, enxerga que a acessibilidade digital não é apenas uma obrigação ética, mas pode também ser vista como estratégica. “Empresas que não oferecem recursos acessíveis durante a venda, perdem oportunidades valiosas. É fundamental que esse movimento de inclusão seja contínuo, garantindo que consumidores surdos possam comprar e se informar durante todo o ano, não apenas em datas promocionais como Black Friday ou Natal”, comenta.
Inclusão também nas lojas físicas
Além do e-commerce, a acessibilidade nas lojas físicas é essencial para uma experiência de compra realmente inclusiva. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), embora a maioria das compras durante o Black November ocorra online, o varejo físico também desempenha papel significativo, especialmente em regiões com alta concentração populacional.
“Para atender adequadamente a todos os consumidores, lojas físicas devem adotar práticas inclusivas, como sinalização tátil, intérpretes de Libras e treinamento de funcionários para lidar com diferentes necessidades. Essas ações não apenas promovem a inclusão, mas também ampliam o público e fortalecem a imagem da marca”, analisa Monica.
A jornada de compra hoje é híbrida: muita gente pesquisa no site, compara preços pelo celular e decide finalizar a compra na loja física. Quando o consumidor é uma pessoa com deficiência, essa transição entre canais só faz sentido se ambos forem acessíveis. “Garantir inclusão no digital e no ponto de venda é permitir que todos tenham liberdade de escolha, e que as marcas realmente conversem com todos os públicos”, finaliza a executiva.
Sobre o ICOM
O ICOM é uma socialtech que oferece uma plataforma líder e pioneira de interpretação online em Libras, acessibilizando a comunicação e o atendimento de empresas e governos com seus consumidores, colaboradores e cidadãos surdos.
Premiado pela ONU como solução de Inovação Pública, teve suas raízes na AME - organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que desenvolve Tecnologia Assistiva para facilitar a independência das pessoas com deficiência há mais de 30 anos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>