Logo
Imprimir esta página

13º salário: especialista alerta sobre prazos de 2025 e regras de antecipação para 2026

Crédito: Pixabay Crédito: Pixabay

Com a chegada do fim do ano, trabalhadores e empresas precisam observar atentamente os prazos obrigatórios para pagamento do 13º salário e as regras para solicitar a antecipação da primeira parcela junto às férias de 2026. Em 2025, o calendário terá uma particularidade: a primeira parcela deve ser paga até 28 de novembro, já que o dia 30 cairá em um domingo e, por lei, não há prorrogação para o primeiro dia útil subsequente.

O pagamento pode ser feito em parcela única em novembro, mas se a empresa optar pelo pagamento dividido, a segunda parcela deve ser quitada até 19 de dezembro, havendo descontos legais sobre o valor integral do 13º salário, quando do pagamento da segunda parcela.

O 13º salário equivale a 1/12 da remuneração por mês trabalhado. Têm direito ao benefício os trabalhadores contratados pela CLT que atuaram por pelo menos 15 dias no ano e não foram demitidos por justa causa. O pagamento também contempla aposentados e pensionistas do INSS, empregados domésticos formalizados, além de trabalhadores rurais e urbanos com carteira assinada.

Profissionais autônomos, MEIs e pessoas sem vínculo formal não recebem o valor, exceto se houver previsão específica em acordo ou convenção coletiva. A legislação determina que o 13º seja calculado com base na remuneração integral, o que inclui não apenas o salário-base, mas também parcelas salariais como comissões, gratificações e horas extras habituais e adicionais de insalubridade, periculosidade e adicional noturno.

O cálculo do valor proporcional resulta da divisão da remuneração bruta por 12, multiplicada pelos meses efetivamente trabalhados. Em situações de licença-maternidade ou afastamentos médicos, o pagamento é dividido entre empresa e INSS.

Além dos prazos de 2025, a advogada Karinne Lima, sócia do Lessa & Lima Associados, reforça um ponto importante: o direito de solicitar a antecipação da primeira parcela do 13º salário junto às férias de 2026. “Esse pedido precisa ser feito obrigatoriamente até o último dia de janeiro de 2026, pelo empregado. Sendo cumprido prazo legal, o pagamento da primeira do décimo junto com as férias não é uma decisão discricionária da empresa, mas uma obrigação, por ser um direito previsto em lei”, explica.

Segundo ela, muitas empresas desconhecem essa determinação legal. Elas acabam não realizando o planejamento financeiro e, consequentemente, comprometem o orçamento provisionado. “Empresas que descumprem os prazos ou efetuam pagamento inferior ao devido estão sujeitas a penalidades previstas na legislação trabalhista. Por isso, recomenda-se muita atenção aos prazos de pagamento”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto