Como evitar fraudes na Black Friday 2025: especialista dá orientações essenciais
O advogado Jossan Batistute orienta os consumidores a aproveitarem a data, mas com o máximo de cuidado e segurança com atenção, planejamento e conhecimento dos direitos
A Black Friday já virou tradição no Brasil e tanto os consumidores quanto os empresários já se preparam para esta data, marcada para o dia 28 de novembro. Enquanto os clientes buscam as melhores ofertas e promoções, os lojistas se preocupam em fazer as melhores ofertas para motivar os consumidores a comprarem, sem deixar de lado a necessidade de oferta de produtos de qualidade a fim de manter a credibilidade nas negociações. Mesmo assim, é justamente nesse período que aumentam os casos de golpes, fraudes digitais, propaganda enganosa e práticas abusivas. O advogado Jossan Batistute, sócio do Escritório Batistute Advogados, orienta os consumidores a aproveitarem a data, mas com o máximo de cuidado e segurança com atenção, planejamento e conhecimento dos direitos.
“O primeiro passo é verificar a reputação da loja antes da compra, consultando avaliações, redes sociais e sites de reclamação. Também é fundamental desconfiar de preços muito abaixo da média do mercado, prática comum em golpes que envolvem sites falsos. A checagem de URL, a confirmação da existência de canais oficiais de atendimento e o uso de meios de pagamento seguros, especialmente cartões virtuais, ajudam a evitar fraudes”, orienta o especialista. Além disso, recomenda-se pesquisar o histórico de preços do produto nas semanas anteriores para identificar falsas promoções, a fim de evitar o que diz a expressão popular “pagar metade do dobro”.
No ambiente digital, a orientação de Jossan é que o consumidor redobre os cuidados com links recebidos por e-mail, SMS ou redes sociais. “Muitos golpes se disfarçam de ofertas relâmpago ou cupons exclusivos. Sempre acesse a promoção diretamente pelo site oficial da loja e evite fornecer dados pessoais em páginas suspeitas”, afirma. Outro cuidado essencial é salvar comprovantes: prints da oferta, descrição do produto, prazo de entrega, número do pedido e condições anunciadas. “Recomenda-se que o consumidor vá printando a tela inteira conforme avança nas etapas da compra on-line, guardando evidentemente todos estes registros até que tudo esteja regular com o recebimento do produto e com a cobrança que será feita.”
Caso o consumidor enfrente problemas, como não recebimento do produto, entrega de item diferente do anunciado ou cobrança indevida, há diversas alternativas de solução. A primeira é tentar contato direto com o fornecedor. Persistindo o problema, o consumidor pode registrar reclamação no Procon, na plataforma Consumidor.gov.br, fazer reclamação em sites especializados, bem como registro de boletim de ocorrência quando se tratar de problemas mais graves, registrar reclamação na promotoria pública de defesa do consumidor ou buscar atendimento nos juizados especiais cíveis, que permitem ações rápidas e de baixo custo. Em compras online, ainda é garantido por lei o direito de arrependimento em até sete dias, sem necessidade de justificativa.
“A Black Friday pode ser uma excelente oportunidade, desde que o consumidor atue com cautela e esteja atento aos seus direitos. Informação e prudência são as melhores defesas contra golpes e recorrer aos órgãos de proteção é fundamental sempre que houver desrespeito às regras do Código de Defesa do Consumidor. Assim, é possível comprar com segurança, economia e tranquilidade”, ressalta Jossan Batistute.
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