ANS inclui novo medicamento para tratamento de DPOC grave no rol de coberturas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Revista Cobertura
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Tecnologia passa a ter cobertura obrigatória na saúde suplementar a partir de 2/3/2026
Em reunião no dia 24/11, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a inclusão ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde do medicamento Dupilumabe, utilizado para tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) grave.
“Essa é uma doença que mata cem pessoas por dia no Brasil, sendo a quinta causa de morte no país e a terceira no mundo. Depois de mais de 20 anos sem inovação para o tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica grave, essa incorporação representa uma nova esperança de vida para muitas pessoas. A decisão reforça nosso compromisso com evidências científicas, participação social e cuidado sustentável”, declarou a diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Lenise Secchin.
Um dos pressupostos da decisão de incorporação foi desconto oferecido pelo laboratório que produz o medicamento, que valerá não somente para o tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica grave, mas se estenderá a todas as condições de saúde para as quais o Dupilumabe já está incorporado no rol. Para tanto, de forma inédita, a detentora da tecnologia vai assinar um termo de compromisso com a ANS se comprometendo a garantir o desconto oferecido.
A ampla participação social consagrou-se como etapa fundamental do processo de atualização do rol. As contribuições apresentadas na Consulta Pública, na Audiência Pública e nas Reuniões Técnicas da Cosaúde trouxeram importantes considerações sobre a população que mais se beneficiaria com o uso da tecnologia, que subsidiaram a recomendação final sobre a proposta.
A decisão se alinha às evidências científicas, à preocupação quanto ao uso racional do medicamento e à necessidade de incorporações que almejem impacto econômico sustentável.
Assim, a tecnologia passa a ter cobertura obrigatória na saúde suplementar, de acordo com sua diretriz de utilização, a partir de 2/3/2026.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>