Logo
Imprimir esta página

Errei no trabalho: como lidar com o erro de forma construtiva e evoluir na carreira

Especialista do ManpowerGroup desmistifica a cultura do perfeccionismo e mostra o valor do aprendizado pós-falha

Não é raro que todo profissional, em algum momento da carreira, já tenha enfrentado algum receio ao perceber que cometeu um erro no trabalho. Mesmo sendo um pequeno equívoco, a primeira reação costuma ser a autocobrança excessiva ou o medo de ser julgado. Em vez de encarar esses momentos como fracassos, especialistas orientam para vê-los como parte do nosso desenvolvimento profissional.

"Algumas empresas ainda cultivam culturas punitivas que transformam erros em tabus. Isso cria ambientes de medo, onde os profissionais deixam de inovar por receio de falhar. Mas é justamente no espaço entre o erro e a correção que ocorrem os maiores aprendizados", comenta Andréa Felgueiras, Gerente Executiva de Marketing para Atração de Talentos no ManpowerGroup Brasil, consultoria global de soluções em RH. O princípio não é evitar qualquer deslize, mas saber navegar por suas consequências com maturidade.

Para isso, a especialista sugere que o primeiro passo quando um erro acontece, é respirar fundo e assumir a responsabilidade com tranquilidade e transparência, comunicando as pessoas da equipe que podem ser afetadas pelo ocorrido. Explicar que o erro foi identificado e que a solução está sendo trabalhada demonstra maturidade profissional e constrói confiança com o time.

Assim, tão crucial quanto reconhecer o equívoco é buscar alternativas para minimizar seus efeitos. Nesses momentos, contar com a experiência de um mentor ou colega mais sênior pode fazer toda a diferença. Esses profissionais podem colaborar com uma visão ampla e conhecimento técnico que permitirá identificar alternativas que talvez não estivessem no seu radar inicial.

Após resolver a questão, vale dedicar um tempo para reflexão. “Que lições esse episódio traz? Talvez ele aponte para a necessidade de alinhamentos mais claros, de solicitar prazos mais realistas ou de gerir melhor o tempo. Esses insights, quando compartilhados e discutidos abertamente, beneficiam não apenas o indivíduo, mas toda a organização”, explica Andréa.

Quando o profissional prioriza um olhar atento para analisar o que deu errado, em vez de impor um autojulgamento, ele pode descobrir insights poderosos para melhorar processos e relações de trabalho. “Empresas tendem a valorizar profissionais que apresentam resiliência, capacidade de adaptação, transparência e uma mentalidade focada em soluções. Portanto, da próxima vez que algo sair diferente do planejado, pense com calma, busque soluções e siga em frente com mais confiança”, conclui a executiva do ManpowerGroup.

Sobre o ManpowerGroup

O ManpowerGroup® (NYSE: MAN), empresa líder global em soluções de força de trabalho, ajuda as organizações a se transformarem em um mundo de trabalho em rápida mudança, fornecendo, avaliando, desenvolvendo e gerenciando o talento que lhes permite vencer. Desenvolvemos soluções inovadoras para centenas de milhares de organizações todos os anos, fornecendo-lhes talentos qualificados enquanto encontramos empregos significativos e sustentáveis para milhões de pessoas em uma ampla gama de setores e habilidades. Nossa família de marcas especializadas – Manpower, Experis e Talent Solutions – cria substancialmente mais valor para candidatos e clientes em mais de 75 países e territórios e faz isso há mais de 70 anos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto