Gestão digital da informação se fortalece como aliada da sustentabilidade empresarial
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Giovanna Rebelo Alves
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Digitalização de documentos e uso inteligente dos dados reduzem desperdícios, otimizam recursos e impulsionam práticas de ESG no ambiente corporativo
Nos últimos anos, a sustentabilidade corporativa passou a ser uma questão de eficiência e governança dentro das empresas, indo além de uma pauta ambiental. Dia após dia, mais empresas que estão adotando a gestão digital da informação estão colhendo resultados em produtividade, redução do impacto ambiental e na consolidação de práticas alinhadas à agenda ESG.
Estima-se que de 1% a 3% das despesas de uma empresa são provenientes da utilização do papel e sua utilização, o que reforça o potencial de economia da digitalização. Além disso, a automação e o armazenamento inteligente de informações diminuem a necessidade de transporte e impressões, reduzindo também a emissão de gases de efeito estufa.
Para Marcelo Araújo, diretor comercial da eBox Digital, empresa especializada em gestão e proteção de documentos digitais e físicos, a transição para modelos digitais é um passo fundamental na construção de uma economia mais sustentável: “Quando uma empresa digitaliza seus processos e organiza seus dados de forma estruturada, ela ganha em otimização de recursos, mas, principalmente, em transparência e rastreabilidade, pilares que são essenciais para uma gestão eficiente nos dias de hoje”.
Além do impacto direto na redução de papel, a gestão digital da informação também promove ganhos relevantes em eficiência operacional. Estudos recentes indicam que empresas que migram processos baseados em documentos físicos para fluxos digitais são capazes de cortar custos operacionais em até 25 %.
Outro aspecto significativo é a melhora na governança de dados e na rastreabilidade dos processos. Com documentos estruturados digitalmente, as empresas ganham capacidade de auditoria, monitoramento e geração de relatórios com muito mais rapidez, o que facilita o cumprimento de normas ESG e fortalece a confiança de investidores e stakeholders.
Ainda, a adoção de soluções digitais também favorece a economia de espaço físico e a diminuição de transporte interno ou entre unidades. Menos arquivos em papel implicam menor necessidade de armazenamento e menos deslocamentos para acesso ou manuseio, o que reduz emissões e libera infraestrutura para outras finalidades.
“Para as empresas que desejam avançar nessa jornada, o foco deve se estender além da tecnologia e alcançar a cultura organizacional. Investir em capacitação, em processos que incorporem a digitalização desde a origem dos dados e em práticas de governança torna-se essencial, e passa a integrar o modelo de negócio da empresa, tornando-se um diferencial competitivo que faz a diferença no mundo dos negócios”, conclui Araujo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>