Black Friday 2025: 5 dicas essenciais para comprar com segurança
Data promete ofertas imperdíveis, especialmente online
Com a proximidade da Black Friday — que em 2025 será realizada no dia 28 de novembro —, muitos consumidores já começam a planejar suas compras. De acordo com a Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (Abiacom), o e-commerce brasileiro deve movimentar R$ 13,34 bilhões durante o período, um crescimento de 14,74% em relação a 2024, quando o setor registrou R$ 11,63 bilhões em vendas.
A data é uma das mais aguardadas e, justamente por isso, também se torna um momento de atenção redobrada, porque é quando as tentativas de golpes digitais também aumentam. Segundo Protasio Campina, gerente de Segurança da Informação da Certisign, é preciso ter atenção para não cair em ciladas.
O famoso phishing
Os ataques de phishing geralmente ocorrem por meio do envio de falsas promoções, em nome de empresas conhecidas ou até de amigos e pessoas próximas. A isca é compartilhada por e-mail, WhatsApp ou SMS, e as mensagens costumam chamar a atenção pelo senso de urgência e pelas ofertas com preços imperdíveis. Ao clicar, a vítima é direcionada a cópias de sites conhecidos ou páginas que podem coletar dados pessoais e senhas. Se a vítima não estiver atenta, na ansiedade de aproveitar a ‘promoção’ ou ‘oferta imperdível’, acaba tendo seus dados roubados.
“Evite clicar em links de promoções, especialmente aqueles que são encurtados, pois dificultam a verificação do endereço real de destino. Em ataques de phishing, também é possível identificar sinais de fraude, como erros no remetente, na digitação da mensagem ou no domínio do e-mail. Na dúvida, não clique em nada da mensagem e busque pela oferta no site da loja, digitando o endereço no navegador”, alerta.
Fique atento ao pagamento por Pix
“Pagamentos via Pix são muito comuns nas compras online. Verifique atentamente todos os dados — como o nome da empresa ou da pessoa e o valor — antes de finalizar a operação. Além disso, tenha um antivírus no celular”.
Site seguro
Outro risco, é comprar em sites sem a proteção do certificado digital SSL, que é uma solução que garante a navegação e troca de dados segura.
Para saber se está em um ambiente protegido, verifique se há a letra “S” no HTTP, ficando HTTPS, e um cadeado no navegador. Depois, clique no cadeado e observe se o certificado SSL foi emitido para a loja em questão. “Não raro, os criminosos também usam o SSL para enganar a vítima. Então, mais do que ver os sinais de site seguro é preciso clicar e conferir”, explica o especialista.
Cuidado com o boleto falso
Nas compras com boleto, no momento de efetivar o pagamento, verifique os dados da empresa antes de efetivar a transação.
Compras pelas redes sociais
Os marketplaces em redes sociais estão cada vez mais ganhando atenção dos consumidores, mas, como em toda compra, é recomendado ter atenção.
Verifique se aquela página é confiável, se há selo de verificação ou até mesmo um número considerável de seguidores. Atente-se aos comentários de outros usuários e não se iluda por preços muito abaixo do mercado, mesmo na temporada de Black Friday.
“Seguindo essas orientações, os consumidores podem aproveitar a data com mais tranquilidade, sabendo que suas compras estão seguras e protegidas de qualquer cibercriminoso”.
Sobre a Certisign
A Certisign é uma empresa de tecnologia, provedora de serviços de confiança. Por meio de suas plataformas de certificados, assinaturas e identificação, oferece uma experiência digital altamente confiável e descomplicada, promovendo o crescimento de negócios e ampliando conexões. As soluções Certisign garantem a identificação e a segurança em jornadas e transações nos mais diversos casos de uso.
Com mais de 2.000 pontos de atendimento no Brasil e no exterior, a Certisign possui dois Data Centers localizados no Rio de Janeiro e em São Paulo. A empresa conta com mais de 400 colaboradores e já emitiu mais de 15 milhões de certificados digitais. Além disso, viabiliza a assinatura de mais de 5 milhões de documentos mensalmente e valida milhões de identidades por meio da biometria facial e digital.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>