Aprendizado de inglês: estudo mostra que motivação profissional cresce, mas faltam constância e prática de conversação
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Victoria Bernardes
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Estudo da BeConfident mostra como a inteligência artificial pode ajudar estudantes a superar os principais desafios no aprendizado do idioma
Uma pesquisa da BeConfident, startup de conversação de idiomas. com inteligência artificial, revela que a maioria dos brasileiros aprendem inglês com objetivos profissionais, mas enfrentam dificuldades que vão muito além da gramática. O levantamento, feito na base de 1 milhão de usuários da startup, mostra que 37,6% dos motivos de estudar inglês por é para o trabalho, o segundo motivo é viagem (27,7%) e depois desenvolvimento pessoal (22,1%). Apesar da alta motivação, os principais desafios apontados estão ligados à prática e à constância: 11,77% é a dificuldade em ampliar o vocabulário, falar de forma natural (11,5%) e manter disciplina nos estudos (11,3%).
“O brasileiro quer aprender inglês para crescer, mas esbarra em obstáculos típicos de quem não tem um ambiente constante de prática. A IA vem justamente para resolver isso, oferecendo interações ilimitadas e personalizadas que simulam conversas reais”, explica Robson Amorim, CEO e cofundador da BeConfident.
Veja no gráfico abaixo o levantamento completo das motivações e dificuldades no aprendizado da língua:

IA como aliada na superação das barreiras
Amorim avalia que a pesquisa chama atenção para uma transição clara no comportamento de quem aprende inglês: o foco deixou de ser apenas entender regras gramaticais e passou a ser usar o idioma de forma fluida em situações reais. “Tecnologias de IA como a da BeConfident têm se destacado ao criar experiências de conversação sob medida, ajustadas ao nível, objetivo e ritmo de cada aluno. Quando o estudante pratica com inteligência artificial, ele ganha confiança para errar, repetir e evoluir sem o medo do julgamento. Isso cria um ambiente de aprendizado contínuo e motivador”.
De uma ideia estudantil à IA que ensina milhões
A história da BeConfident é chancelada na superação e inovação. Criada em 2023 por Robson Amorim (CEO), Luan Cavallaro (CMO), Felipe Silva e Felipe Tiozo (CTO), todos oriundos da periferia de São Paulo, a startup nasceu das próprias dificuldades que os fundadores enfrentaram para aprender inglês.
Durante sua graduação em Ciência da Computação e Neurociência na Minerva University, uma das universidades mais inovadoras do mundo, com campi itinerantes em sete países, Robson percebeu que os métodos tradicionais de ensino não estimulavam a prática real do idioma. Inspirado por essa experiência, ele começou a desenvolver um modelo de aprendizado baseado em conversação com inteligência artificial.
O projeto rapidamente ganhou escala e se transformou em empresa ao lado de seus cofundadores, que compartilhavam a mesma visão: usar tecnologia para dar confiança e fluência a qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Ex-campeões de robótica, os fundadores aplicaram sua experiência em inovação para criar uma tecnologia de ensino acessível e de alta performance, atraindo investimento de R$ 2,5 milhões da Latitud e outros fundos.
Sobre a BeConfident
Fundada em 2023, a BeConfident é uma edtech brasileira de ensino de inglês com inteligência artificial. A empresa oferece prática ilimitada do idioma via WhatsApp e aplicativo próprio, com avatares de IA disponíveis 24h para conversas em texto, áudio e vídeo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>