3 estratégias que reforçam o compliance e a responsabilidade nas empresas
Com o mercado global previsto para superar US$ 15,2 bilhões em 2025, certificações, tecnologias e treinamentos ajudam empresas a fortalecer a ética, reduzir riscos e proteger a reputação corporativa
Com o mercado global de soluções de Governança, Risco e Compliance (GRC) previsto para ultrapassar US$ 15,2 bilhões em 2025, companhias brasileiras intensificam o uso de práticas e tecnologias para reforçar a ética, segurança e sustentabilidade. No Brasil, o mercado deve atingir US$ 786 milhões, segundo a Bravo GRC.
Para Jorge Ramos, CEO da Idea Maker, fintech que desenvolve soluções para e-commerce de produtos com venda incentivada, meios de pagamento e gestão de dados, o compliance vai além do simples cumprimento de normas. “O compliance transforma obrigações em oportunidades para fortalecer a cultura ética, reduzir riscos legais e proteger a reputação da empresa em todos os níveis”, afirma Ramos.
Diante desse cenário, o especialista aponta três estratégias que vêm consolidando uma cultura de compliance e tornando os negócios mais seguros e transparentes:
1. Adotar certificações e estruturas formais de compliance
A primeira estratégia é investir em certificações reconhecidas internacionalmente. A adoção de normas voltadas à gestão de segurança e privacidade da informação, estabelece um ambiente confiável para tratar dados pessoais e financeiros.
“Desde 2023, somos autorizados pelo Banco Central como Instituição de Pagamento e, em 2024, obtivemos certificações como a ISO/IEC 27001, 27701 e ISO 37001 e 37301. Em setores regulados como o de sorteios digitais, essas certificações e a conformidade com a regulamentação garantem operações alinhadas às melhores práticas internacionais, assegurando transparência e mitigação de riscos”, explica o CEO da Idea Maker.
2. Implementação de tecnologias de monitoramento e auditoria
Outra estratégia essencial é o uso de ferramentas digitais para monitoramento contínuo. Softwares de GRC e inteligência artificial permitem identificar riscos em tempo real, automatizar auditorias e acompanhar a aderência a normas internas. “Essas tecnologias tornam o compliance mais eficiente e previnem falhas que poderiam gerar impactos legais ou reputacionais”, pontua ramos.
3. Treinamentos contínuos e engajamento da equipe
Por fim, o CEO destaca a importância de capacitar os colaboradores. “Programas de treinamento e workshops internos ajudam a equipe a entender regras e políticas, reconhecer riscos e adotar práticas éticas no dia a dia. Esse engajamento fortalece a cultura organizacional e garante que o compliance seja incorporado a todas as operações da empresa”, completa.
Além disso, o executivo reforça que a governança não é privilégio de grandes empresas. “A governança é acessível, aplicável e fundamental para a longevidade e profissionalização de qualquer empresa, sendo possível começar pelos elementos mais relevantes, de acordo com o estágio da companhia”, finaliza Ramos.
Sobre a Idea Maker:
A Idea Maker é uma fintech especializada em idealizar soluções digitais focadas em e-commerce de produtos com venda incentivada, soluções de pagamento e gestão e transação de dados. Fundada em 2011, desenvolveu mais de 20 aplicativos e possui mais de 16,5 milhões de usuários cadastrados em todo Brasil. Conquistou em 2023 a autorização do Banco Central para atuar como Instituição de Pagamento na modalidade de emissor de moeda eletrônica e projeta alcançar um crescimento de 25% no volume de transações financeiras em 2025. Todas as soluções da companhia seguem as normas de regulamentação do setor como atendimento a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD, compliance em toda a sua amplitude, os padrões de segurança da PCI DSS (Payment Card Industry) e da GLI (Gaming Laboratories International).
Em 2024, obteve quatro certificações internacionais ISO/IEC 27.001, ISO/IEC 27.701, ISO 37.001 e 37.301, e na auditoria de 2025 essas certificações foram mantidas. Há 3 anos consecutivos (2022/2023/2024) é certificada como uma ótima empresa para trabalhar, segundo a certificação da GPTW, e foi reconhecida com o selo RA1000, da plataforma Reclame AQUI, atestando a excelência da empresa no atendimento aos clientes. Dentre os produtos mais conhecidos pelo mercado que utilizam as soluções digitais desenvolvidas pela Idea Maker estão o Apcap da Sorte, criado em parceria com a Safe Ink, o Hiper Cap Brasil, e o H App do Bem - aplicativo criado em parceria com o Hospital de Amor de Barretos (SP) e que já arrecadou mais de R$ 23 milhões em doações. Acesse o site da empresa e saiba mais!
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>