Alper Seguros reforça no II Conexão Transportes: sem preparo humano, não há tecnologia que reduza sinistros
A revolução na logística brasileira passa menos pela instalação de novos softwares e mais pela capacitação do motorista. Essa foi a principal discussão durante o II Conexão Transportes, evento realizado pela Alper Seguros no dia 12 de novembro, que reuniu mais 400 participantes, entre online e presencial. Estiveram presentes executivos de empresas como Toniato, Sompo Seguros, Americanas, Golden Sat e NSTech, entre outras.
No centro do debate, ficou evidente que a chave para reduzir a sinistralidade e aumentar a eficiência operacional não reside apenas na Inteligência Artificial (IA), mas na sua união com a Inteligência Humana.
“A tecnologia evoluiu rapidamente, mas a cultura operacional não acompanhou esse ritmo. Sem investir nas pessoas, nenhum sistema consegue entregar os resultados esperados”, ressaltou Denis Teixeira, Vice-presidente sênior de transportes, frota e logística da Alper Seguros.
Apesar dos avanços em ferramentas de gestão de risco, os debatedores ressaltaram que a cultura operacional no Brasil ainda resiste e o país enfrenta um duplo desafio: a escassez de pessoal e a desigualdade tecnológica. A previsão é de que faltem cerca de 5 mil motoristas em Santa Catarina até 2030, um reflexo do desinteresse e da desvalorização da mão de obra em todo o país. Por outro lado, enquanto 80% das empresas chinesas utilizam algum nível de automação logística, a média brasileira patina em torno de 20%, refletindo um investimento baixo em infraestrutura (apenas 2% do PIB, contra 8% da China). Além disso, muitos acidentes ainda são causados pelo estado emocional do motorista, o que reforça a tese de que não existe algoritmo que possa superar decisões imprecisas, pressões emocionais ou a falta de treinamento adequado.
O grande destaque do evento foi a apresentação de cases de sucesso que uniram IA e o fator humano, como a SARA da Toniato, um agente de Inteligência Artificial integrado ao WhatsApp, que atua como copiloto e consultor do motorista. Uma operação que demonstrou um impacto operacional imediato: a taxa mínima de ocupação subiu para 90%, a rentabilidade aumentou e a empresa registrou um caso emblemático de um ano sem roubos ou acidentes em uma operação com a Bayer.
A mensagem de encerramento do evento foi um consenso. A próxima fase da logística depende da união de pessoas preparadas, IA bem calibrada e um esforço contínuo em cultura de segurança. A Alper confirma novas edições do evento em 2026, com foco em acelerar a integração entre tecnologia e a valorização do capital humano no setor.
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