Black Friday 2025: como a tecnologia ajuda embarcadores a superar os desafios logísticos
Segundo a Matrixcargo, soluções digitais aumentam a visibilidade, precisão e eficácia das operações em um dos períodos mais desafiadores do ano para o transporte e o e-commerce
A Black Friday 2025, marcada para o dia 28 de novembro, promete movimentar intensamente o setor de e-commerce e logística no Brasil. Segundo levantamento da LWSA, cerca de 70% dos consumidores já planejam suas compras com antecedência e 60% pretendem gastar mais de R$ 500 na data. A expectativa é de recorde de pedidos online, o que amplia a pressão sobre embarcadores, transportadoras e operadores logísticos, que precisam garantir entregas rápidas, rastreáveis e sem falhas mesmo diante de volumes muito acima da média.
Nesse cenário de alta demanda, a Matrixcargo - operador logístico digital que utiliza IA para otimizar processos -, tem se consolidado como uma aliada estratégica dos embarcadores. Com um ecossistema de soluções que atuam no planejamento, roteirização e visibilidade em tempo real das demandas de frete, a empresa auxilia o setor a manter agilidade, precisão e controle operacional, reduzindo riscos e otimizando recursos durante o que muitos profissionais chamam de uma verdadeira “operação de guerra”.
“Nessa fase, conciliar precisão, acurácia, agilidade e visibilidade é fundamental para tomar decisões assertivas”, afirma Rafael Mansur, CEO da Matrixcargo. “Se a empresa perde tempo com retrabalhos ou processos manuais, acaba abrindo margem para erros e atrasos que comprometem toda a operação.”
Segundo a empresa, cuja plataforma beneficia as operações de grandes players, como o Mercado Livre, o ciclo logístico da Black Friday geralmente começa duas semanas antes da data oficial, com o abastecimento dos centros de distribuição, e pode se estender por até dez dias após as promoções, período em que o volume de entregas segue elevado.
Em meio a esse cenário, cada centímetro cúbico e cada grama transportada fazem diferença. Aproveitar ao máximo o espaço dos veículos, evitar deslocamentos vazios e otimizar o tempo de entrega são medidas que se tornam vitais para sustentar a operação sem aumentar custos.
“Algumas empresas do mercado adotam estratégias preventivas, como manter veículos dedicados parados para eventuais emergências, o que representa um custo alto e uma prática pouco eficiente”, ressalta Mansur. “Nós defendemos uma abordagem mais inteligente: com tecnologia e visibilidade em tempo real, é possível agir de forma preditiva, eliminando a necessidade de gastos com contingências ociosas”, completa.
As soluções da Matrixcargo atuam em todas as etapas das demandas de frete. No planejamento, a empresa utiliza IA e algorítmos próprios que transformam os processos de formação de cargas, roteirização e alocação de frota (própria ou terceira) em um fluxo rápido, organizado e estratégico, ajudando embarcadores e transportadoras a estruturar o atendimento às demandas com base em capacidade e prioridade. Em um de seus cases de sucesso, a solução da empresa reduziu de 8 horas para 25 minutos o tempo de planejamento de fretes.
Já na execução, a plataforma identifica automaticamente o melhor veículo disponível, reduzindo deslocamentos vazios e atrasos, além de trazer ganhos operacionais, econômicos e sustentáveis. Além disso, a automação de processos também abrange a comprovação de entregas, um dos principais gargalos do setor: com o uso de IA e geolocalização, os motoristas conseguem validar digitalmente os documentos, reduzindo a segundos o tempo necessário para que possam encerrar uma entrega e iniciar outra.
“Na Black Friday, cada minuto conta. Quanto mais visibilidade você tem da operação, menos precisa gastar com medidas preventivas. Por meio da tecnologia, nossa missão é garantir que o embarcador tenha visibilidade total da operação, reduza desperdícios e maximize sua capacidade de entrega agindo com previsibilidade e inteligência”, finaliza.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>