Logo
Imprimir esta página

Agentificação: como tornar o artificial visível na era da IA

Divulgação | FreePik Divulgação | FreePik

Por Ricardo Cappra*

A ascensão dos agentes artificiais representa um novo capítulo na história das tecnologias inteligentes. O fenômeno da "agentificação" nas organizações não é apenas uma consequência do avanço da inteligência artificial, mas o sinal de uma mudança estrutural na forma como empresas operam, decidem e se relacionam com seus públicos. O que está em jogo não é somente a automação de tarefas, mas a redefinição dos próprios papéis humanos nas dinâmicas informacionais e operacionais, especialmente nos ambientes profissionais.

Para compreender com rigor o fenômeno da “agentificação”, é necessário abandonar a pergunta clássica se a inteligência artificial é ou não “inteligente”. Como argumenta o filósofo da informação italiano Luciano Floridi, essa é uma armadilha conceitual que mascara o real desafio. A IA deve ser compreendida como uma nova forma de agência, e não como uma forma de inteligência.

A proposta teórica de Floridi, amplamente fundamentada em evidências técnicas e filosóficas, sustenta que estamos diante do que ele chama de Agência Artificial, uma modalidade de ação que não depende de cognição, consciência ou intenção para operar no mundo.

Floridi propõe a tese da múltipla “realizabilidade” da agência, segundo a qual diferentes formas de agentes, podendo ser biológica, social, técnica e artificial, coexistem e operam sem que compartilhem necessariamente os mesmos fundamentos internos. Assim, a IA é uma forma genuína de trabalho.

Essa reformulação nos permite reconhecer que sistemas de IA não precisam “entender” ou “pensar” como humanos para agir. Eles podem operar com autonomia limitada, interatividade e capacidade de adaptação, o qual são os três critérios fundamentais propostos por Floridi para qualificar um agente.

Trata-se de uma abordagem que evita erros e oferece uma base mais sólida para entender o impacto social e organizacional da agentificação. Ao operar como tais, esses sistemas passam a intervir diretamente no mundo, assumindo funções antes desempenhadas por humanos. Mas o fazem sem as faculdades humanas de julgamento, empatia, moral ou intencionalidade. É por isso que seu uso requer tanto inteligência operacional, quanto sabedoria estrutural.

Nesse contexto, a visibilidade do artificial é um pré-requisito para a confiança, a ética operacional e a sustentabilidade das ações organizacionais em um ecossistema cada vez mais mediado por inteligências não humanas. E você, confia nos agentes artificiais que estão ao seu redor?

*Ricardo Cappra é filósofo e empreendedor, fundador do Cappra Institute e referência em cultura analítica e inteligência artificial. Autor de Híbridos: futuro do trabalho entre humanos e máquinas (Actual, 2025)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto