Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino: impulsionando talento em diferentes setores
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Del Valle Editoria
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
As mulheres prosperaram quando encontram um ambiente de trabalho que oferece aprendizado e propósito compartilhado.
O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, 19 de novembro, visa valorizar o papel das mulheres na economia. A data foi criada pela ONU e oficializada em 2024. A iniciativa ressalta o crescimento da presença de mulheres em diferentes setores, inclusive em áreas tradicionalmente masculinas.
A autonomia para as mulheres trabalharem teve início com a publicação do Estatuto da Mulher Casada, em 1962. O novo Código Civil de 2002 consolidou a igualdade jurídica plena entre homens e mulheres.
No Brasil, conforme relatório técnico do Sebrae publicado em 2024 estima-se a existência de cerca de 30 milhões de empreendedores, sendo que aproximadamente 10 milhões de negócios são liderados por mulheres. O pais ocupa a 72ª posição no ranking global de equidade de gênero, duas colocações acima do ano passado.
“A mulher empreendedora, em sua maioria, é líder multitarefa, com responsabilidades familiares e domésticas, comprometida em criar autonomia financeira. A liderança feminina se destaca ao alinhar inovação com equidade, resultados com propósito e competição com colaboração”, salienta Vininha F. Carvalho, administradora de empresas, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.
Um estudo inédito da Serasa Experian, divulgado em novembro de 2025, analisou 23 milhões de empresas ativas no Brasil e revelou que negócios comandados por mulheres apresentam 20% menos inadimplência em comparação aos liderados por homens.
Segundo o relatório Women in the Workplace 2024 (McKinsey & LeanIn.Org), cerca de 48% dos profissionais em funções de entrada são mulheres, mas essa proporção diminui nos níveis de liderança sênior e vice-presidência. Promover a equidade de gênero, portanto, não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma estratégia de inovação e crescimento sustentável.
Para o empresário e mentor Paulo Motta, fundador da Agência Blays, da The Networkers Club e da IMvester, a força das mulheres no empreendedorismo não está apenas nos números, mas na maneira como constroem negócios. “A mulher empreendedora traz uma visão multifacetada, que combina sensibilidade, análise de risco e execução com precisão. Ela pensa o negócio de forma integrada, com foco em resultado, mas também em propósito”, afirma.
“A mulher do século XXI conquistou seu espaço como empreendedora, independente, qualificada e autoconfiante. A autoconfiança serve para que a mulher consiga vencer os seus desafios. A mulher deve atuar na sociedade com inteligência e força sem perder a sua delicadeza”, conclui Vininha F. Carvalho.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>