Pesquisa revela: 91% dos consumidores desistem da compra após avaliação negativa
A pesquisa ainda aponta que 3 em cada 4 consumidores confiam nesses comentários para avaliar a qualidade de produtos e serviços
A confiança se consolidou como o ativo mais valioso do varejo digital. Segundo a pesquisa Ecommerce Trends 2026, realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 91% dos consumidores já desistiram de uma compra após ler uma avaliação negativa e 76% afirmam que os comentários são essenciais para medir a qualidade de um produto ou serviço. Confira a pesquisa aqui.
Os dados mostram que, no digital, a confiança visual e social é tudo. Investir em boas descrições, fotos realistas, vídeos demonstrativos e avaliações reais dos consumidores não é um extra, é parte essencial da estratégia de conversão”, explica Mahara Mahara Scholz , Head de Revenue da Octadesk.
De acordo com ela, as avaliações atestam a reputação de quem vende online, o que demanda atenção e estratégia dos lojistas, ainda mais em período de grande movimento como a Black Friday. A insegurança com a compra ainda é um grande freio para esse crescimento, especialmente quando o consumidor não pode tocar, experimentar ou ver o produto de perto. “Nossa pesquisa mostrou que 85% já deixaram de comprar online por medo do produto não servir ou não ser do tamanho certo, e 84% desistiram da compra receosos de que o item não fosse como descrito.”, finaliza Mahara
* O E-commerce Trends 2026 ouviu mais de 2000 consumidores, com idade acima de 18 anos, sendo de diferentes regiões, classes sociais e faixas etárias. Todos os entrevistados realizaram pelo menos uma compra nos últimos 6 meses. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.
Sobre a Octadesk
A Octadesk, uma empresa LWSA, é a plataforma de atendimento para vendas e pós-vendas com inteligência artificial, que foi reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do Brasil pelo Innovative Workplaces em 2024 e 2023, do MIT Technology Review Brasil, e como uma das empresas de SaaS (Software como Serviço) que mais crescem no mundo pela revista internacional LATKA. Fundada em 2015 por Rodrigo Ricco e Leandro Ueda, a empresa foi incorporada à LWSA em 2021 e é a única plataforma 100% nacional que permite às empresas melhorarem o atendimento ao cliente. Assim, é possível conectar as áreas do negócio e unificar múltiplos canais de atendimento, como WhatsApp, Redes Sociais e chat do site, em um só lugar. Essa integração proporciona aos gestores um melhor controle da equipe e aos consumidores uma boa experiência de compra. Atualmente, a plataforma gerencia mais de quatro milhões de mensagens por dia entre empresas e clientes, evidenciando a confiança depositada na Octadesk como solução para atendimento eficiente e de alta qualidade.
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