Tendência tech: 7 sinais de que sua empresa deve adotar outsourcing
Déficit global de 4 milhões de profissionais faz companhias buscarem apoio externo para garantir performance, compliance e segurança
Empresas de diversos setores têm experienciado uma realidade muito semelhante: a pressão por inovação só aumenta, mas a capacidade interna de entregar tecnologia no ritmo exigido pelo mercado parece cada vez menor. Fatores como escassez de talentos, aumento da complexidade regulatória e demandas crescentes por cibersegurança vêm tornando cada vez maior a busca por apoio externo especializado - em especial, quando cada erro técnico ou obsolescência pode custar tempo, dinheiro e reputação.
O relatório 2024 Cybersecurity Skills Gap, da multinacional de cibersegurança Fortinet, apontou que 70% das organizações afirmam que a falta de competências em cibersegurança gera riscos adicionais para seus negócios e que mais de 50% das organizações sofreram brechas que custaram mais de US$1 milhão no ano anterior - prejuízo em parte atribuído à carência de talentos especializados.
Em um cenário em que o déficit de profissionais capazes de lidar com as demandas atuais relacionadas à cibersegurança é estimado em 4 milhões, o outsourcing de profissionais seniores de tecnologia tem se tornado uma estratégia de sustentação. A prática permite que empresas acessem, de forma rápida e sob demanda, talentos altamente qualificados capazes de atuar em todas as etapas do desenvolvimento de software - da arquitetura e automação à segurança e integração de sistemas.
Como saber se a sua empresa chegou a esse ponto? Felipe Lutz, CIO da Outsera - empresa especializada em outsourcing de profissionais de tecnologia de alta performance - reuniu sete sinais claros de que contar com uma equipe especializada pode ser decisivo para destravar o crescimento e reduzir riscos operacionais.
- O relógio regulatório está correndo
- Setores como financeiro, saúde e educação vivem sob novas normas digitais e prazos apertados para adequação. Se o time interno ainda está discutindo por onde começar, é sinal de que é hora de reforçar a equipe com especialistas que dominem compliance e integração de sistemas em contextos regulados.
- Há risco real de falha de segurança
- Quando alertas de vulnerabilidade se tornam rotina ou o sistema depende de intervenções emergenciais, o custo é altíssimo. A falha que hoje não parece grave pode comprometer a operação amanhã. “Em casos como este, o ideal é focar em profissionais especialistas que tenham visão de arquitetura, e não apenas de correção”, indica Felipe Lutz.
- A dependência de tecnologia obsoletas
- ”Se a equipe gasta mais tempo mantendo do que evoluindo, a empresa já está perdendo competitividade”, afirma o especialista. Isso porque infraestruturas antigas consomem energia e talentos que poderiam estar focados em inovação. A partir desta constatação, contar com desenvolvedores seniores com experiência em migrações gradativas e reescrita de sistemas críticos pode ser uma solução.
- A entrega de projetos virou um gargalo
- Quando novos produtos, integrações ou automações ficam constantemente para o próximo trimestre, o problema não é falta de ideias, mas de capacidade técnica. É possível resolver a questão com times especializados em aceleração de entrega sem comprometer a qualidade.
- Seu backlog só cresce
- Na esteira do item 4, o acúmulo de demandas sem resolução é o termômetro da sobrecarga. Times sobrecarregados tomam decisões apressadas e comprometem a visão de longo prazo. Desafogar o time interno incorporando profissionais externos é um passo importante para destravar entregas e solucionar problemas.
- O produto depende de um único profissional
- ”Quando o conhecimento técnico se concentra em uma ou duas pessoas, qualquer ausência ou saída pode comprometer toda a operação. Por isso, é fundamental diversificar o know-how da equipe, trazendo especialistas que compartilhem das mesmas referências técnicas, mas também tragam novas perspectivas”, afirma o CIO de Outsera.
- A tecnologia não acompanha o crescimento do negócio
- Alta disponibilidade e performance de softwares devem sempre estar nos planos de expansão de um negócio. “A base tecnológica precisa estar preparada para crescer. Se o software não escala junto, a operação trava antes de decolar”, finaliza Felipe Lutz.
Sobre a Outsera
A Outsera é uma empresa especializada em outsourcing de profissionais de tecnologia, oferecendo soluções completas para todo o ciclo de desenvolvimento de software e impulsionando a transformação digital de grandes negócios. Fundada em 2013 como TEXO IT, em Joinville (SC), e consolidada em 2024 com a nova marca, a Outsera nasceu da tecnologia para a tecnologia, reunindo experiência, metodologia exclusiva e um banco de talentos com centenas de especialistas qualificados. Com mais de 500 mil horas trabalhadas, baixo índice de turnover e parcerias que ultrapassam dez anos, a empresa se diferencia pela excelência na entrega, pela proximidade no relacionamento com os clientes e pela capacidade de formar squads de alta performance sob medida para cada desafio. Mais do que fornecer profissionais, a Outsera conecta pessoas, inovação e resultados para gerar impacto real nos negócios.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>