Biometria corporativa impulsiona evolução dos modelos de autenticação para pagamentos B2B
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Giovana Guarizo
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Especialista da Transfeera explica como a biometria redefine a autenticação em pagamentos corporativos ao unir agilidade, segurança e rastreabilidade
Segundo relatório da Business Research Insights, o mercado global de biometria voltado a serviços bancários e financeiros deve atingir US$ 18,2 bilhões até 2033. O crescimento reflete uma tendência que vai além do consumidor final: cada vez mais, empresas têm incorporado autenticações biométricas em seus fluxos de pagamentos e autorizações internas ao substituir senhas e tokens por processos mais seguros, ágeis e rastreáveis.
“A biometria tem ganhado espaço não só no B2C, mas também no B2B, especialmente em transações de maior valor ou com múltiplos níveis de autorização. No mundo corporativo, a necessidade de segurança e rastreabilidade é altíssima e a biometria adiciona uma camada de autenticação que aumenta a confiança no processo”, afirma Victor Papi, General Manager da Transfeera, empresa da PayRetailers que atua como instituição de pagamentos (IP) para o mercado corporativo.
Para empresas que operam no modelo B2B, os benefícios da biometria vão além da simples substituição de senhas: há ganho de tempo nos fluxos de aprovação, além de uma trilha de auditoria mais robusta. Autorizações que envolvem múltiplos decisores podem ser agilizadas, já que a identificação biométrica elimina etapas, como troca de tokens ou uso de senhas compartilhadas.
“Ao garantir que a identidade do pagador está de fato sendo verificada de forma única e segura, ela possibilita transações mais rápidas e com menos etapas”, comenta Papi, ao destacar que essa nova forma de autenticação já está presente em empresas que demandam elevado controle de risco.
Ainda assim, desafios persistem. Privacidade e proteção de dados biométricos são cruciais, dado que, ao contrário de senhas, esses dados não são “resetáveis” se vazarem. “No Brasil, a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), práticas de criptografia, armazenamento seguro e descentralizado, além de políticas de governança de dados, são indispensáveis para mitigar os riscos”, diz Victor.
Outras tecnologias têm sido apontadas como complementares nesse contexto B2B: inteligência artificial em tempo real, autenticação multifator, uso de QR codes ou reconhecimento de dispositivos. Essas camadas adicionais garantem que o processo de pagamento corporativo seja mais seguro, mas também menos incômodo para quem lida com procedimentos internos complexos.
“No universo B2B, a biometria está deixando de ser uma promessa para se tornar um componente estruturante dos processos de pagamento. Empresas que desejam se manter competitivas e confiáveis precisarão caminhar para esse padrão de autenticação: mais seguro, menos sujeito a falhas humanas, melhor rastreável e mais alinhado às exigências regulatórias”, finaliza Victor Papi.
Sobre a Transfeera:
Fundada em 2017, a Transfeera, uma empresa da PayRetailers, é uma Instituição de Pagamento autorizada pelo Banco Central especializada em soluções de pagamento e recebimento para empresas, por plataforma e API. Entre os meios de pagamento oferecidos estão Pix, boleto com QR Code, cartão de crédito e link de pagamento. A empresa é participante direto do Pix e conta com certificações ISO 27001 e 27701, combinando eficiência e segurança.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>