Logo
Imprimir esta página

“A vida humana não pode ser tratada como detalhe”, afirma diretor-presidente da ANS

Fala foi feita durante o seminário “Equilíbrio Possível: Saúde e Remédio de Alto Custo”, realizado em Brasília

O diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Wadih Damous, participou na manhã da quinta-feira 13/11, em Brasília, do seminário “Equilíbrio Possível: Saúde e Remédio de Alto Custo”. O evento foi organizado pelo jornalista Guilherme Amado e contou com a presença também do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. O encontro teve como objetivo discutir os impactos e benefícios dos medicamentos de alto custo nos orçamentos públicos e privados. O Secretário-Executivo da ANS e médico, Chico D’Angelo, também participou do encontro.

Para Damous, a incorporação de novos medicamentos no rol da Agência é um tema que merece permanente atenção, levando sempre em consideração o equilíbrio financeiro dos planos de saúde como base principal, garantindo atendimento médico aos seus beneficiários de forma robusta e permanente.

“Não podemos tratar a vida humana como um detalhe na hora de enfrentar esse assunto. Novos medicamentos surgem todos os dias com o avanço tecnológico, e não devemos estigmatizá-los porque salvam vidas. Ao mesmo tempo não podem inviabilizar os planos de saúde. Nosso desafio é manter este equilíbrio. São vidas do outro lado da equação”, defendeu Damous durante painel que contou com a presença de Gilmar Mendes.

Durante o encontro, que reuniu autoridades e especialistas da área médica no centro da capital, Wadih também destacou a celeridade da Agência para incorporar novos medicamentos no rol da ANS a partir da integração dos medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, segundo o diretor-presidente, são necessários até 60 dias.

Agora a ANS tem uma agilidade bem maior do que tinha no passado. Hoje, por exemplo, quando a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) decide pela inclusão de um tratamento no SUS, a ANS tem o tempo máximo de 60 dias para incorporação no rol da Agência”, informou Damous.

Já para o ministro Gilmar Mendes, é fundamental avaliar com cautela a eficácia desses medicamentos e tratamentos de alto custo, pelo impacto financeiro, podendo até mesmo desestruturar governos municipais ou estaduais obrigados a arcar com esses custos.

“Uma única aplicação custa 3 milhões de dólares. Isso, sozinho, pode comprometer o orçamento de alguns estados e cidades”, ressaltou o ministro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto