Transferência de carteiras: prazo para consulta pública termina hoje
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por /Cqcs/ com informações da Susep
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
A Susep encerra nesta 6ª feira (14) a Consulta Pública referente à minuta de resolução que vai estabelecer novas regras para a transferência total ou parcial de carteiras entre seguradoras, sociedades de capitalização, cooperativas de seguros, entidades de previdência complementar e resseguradores locais.
Segundo a autarquia, o texto atualiza o escopo da regulamentação para incluir explicitamente os resseguradores locais entre as supervisionadas que podem realizar transferências de carteira.
Além disso, a “aprovação prévia” do procedimento somente será concedida pela Susep para a empresa que comprovar ter capital suficiente e reservas técnicas corretas para garantir que os planos de clientes continuem protegidos.
Outra novidade é a necessidade de homologação da transferência de carteira pela Susep após a sua realização, o que não existia na circular vigente.
A nova resolução também traz dispositivos que adequam a regulamentação do mercado aos dispositivos da Lei 15.040/24 (Lei do Contrato de Seguro), que introduziu a regra da responsabilidade solidária da seguradora cedente. Assim, a seguradora que ceder sua posição contratual a qualquer título, no todo ou em parte, sem concordância prévia dos segurados e de seus beneficiários conhecidos, ou sem autorização prévia e específica da autoridade fiscalizadora, será solidariamente responsável com a seguradora cessionária.
Contudo, as vedações existentes foram mantidas e atualizadas, como a proibição de a cedente celebrar novos contratos após o protocolo do pedido de homologação. Será também vedado à cessionária a celebração de novos acordos referentes aos planos transferidos que não estiverem adaptados à legislação vigente.
A Susep poderá exigir, em alguns casos, que pelo menos três de cada quatro clientes concordem com a transferência antes que ela aconteça.
Em relação à comunicação da transferência aos clientes, o texto incorpora novas tecnologias, como os meios remotos, e garante maior flexibilidade, mas resguardando a comprovação da comunicação.
A minuta aponta ainda a necessidade de publicação do comunicado no Diário Oficial da União ou em jornal de grande circulação, no site da cedente e em suas redes sociais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>