Logo
Imprimir esta página

Era do fake: por que a verificação de antecedentes virou questão de segurança organizacional

Entenda por que a reputação corporativa depende cada vez mais de processos robustos de contratação

Com deepfakes e informações falsas se espalhando em uma velocidade nunca vista antes, o processo de admissão dos funcionários também passou a ser uma questão de segurança organizacional. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Gartner em 2025, 62% das organizações respondentes relataram ter passado por um ataque com deepfake envolvendo engenharia social ou exploração de processos automatizados.

“Na "era do fake", diplomas universitários são facilmente forjados em softwares de edição, históricos profissionais são inventados com detalhes e identidades inteiras são construídas sobre alicerces fictícios — tudo com uma facilidade que seria inimaginável há uma década”, pontua Augusto Duarte, CEO da BGC Brasil, empresa especializada em verificação de antecedentes de pessoas, empresas e ativos para gestão de riscos.

Em 2024, o Relatório de Riscos Globais do Fórum Econômico Mundial já fazia alertas sobre os riscos globais que os deepfakes e a desinformação representam para a estabilidade de diferentes organizações. "Essa é uma mudança de paradigma na gestão de riscos corporativos. A due diligence não é protocolo exclusivo do departamento de recursos humanos, mas sim uma ferramenta estratégica para garantir a integridade digital", explica o executivo.

Por isso, é necessária a realização do “background check”. Ele protege o ativo mais valioso de qualquer organização, que é sua reputação. Por exemplo, a contratação de um profissional com histórico de disseminar informações falsas ou criar identidades fraudulentas pode desencadear crises de imagem de proporções imprevisíveis. Da mesma forma, a falha na comprovação de competências técnicas essenciais pode resultar em acidentes operacionais, penalidades regulatórias significativas e prejuízos financeiros substanciais.

A verificação robusta de antecedentes constitui um pilar para a segurança organizacional. Protege não apenas os interesses da empresa, mas também a integridade do ambiente de trabalho para todos os colaboradores. Uma reputação corporativa, construída ao longo de décadas, pode ser severamente comprometida por uma única contratação mal avaliada.

Organizações que ainda negligenciam esse processo, tratando-o como dispensável, assumem riscos incalculáveis em um ambiente onde a aparência da verdade frequentemente supera a realidade dos fatos. “Verificar não significa desconfiar da honestidade das pessoas, mas sim adotar medidas necessárias para proteger o futuro da empresa em um contexto de desinformação onde ver já não significa necessariamente crer”, conclui o especialista.

Sobre a BGC Brasil:

Fundada em 2017, a BGC Brasil é uma empresa especializada em verificação de antecedentes de pessoas, empresas e ativos para gestão de riscos. Com atuação em todo o território nacional e acesso a mais de 200 fontes de pesquisa nacionais e internacionais, todas em estrita conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a empresa realiza mensalmente mais de 500 mil verificações. A BGC Brasil é parceira de grandes marcas, como Hapvida, 99, Pandora e Leroy Merlin, os auxiliando na tomada de decisões mais seguras e assertivas. Em 2025 foi adquirida pela norte-americana HireRight, líder global em verificação de antecedentes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto