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Black Friday: 5 dicas para interpretar contratos e evitar golpes nas promoções

Com 70% das reclamações ao Procon ligadas a contratos, D4Sign destaca a importância de atenção redobrada antes de fechar acordos durante o período

A Black Friday, realizada anualmente em novembro, deve movimentar, neste ano, cerca de R$ 13,34 bilhões, representando um crescimento de 14,74% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (Abiacom). Diante do crescimento, e de um cenário em que cerca de 70% das reclamações registradas em 2024 estavam relacionadas a problemas contratuais,segundo dados do Procon-SP, se torna importante se atentar para evitar mal-entendidos, cláusulas abusivas e até mesmo golpes.

Dentre os problemas mais registrados no último ano, cláusulas pouco claras, dificuldades de cancelamento e cobranças indevidas lideram o ranking. Segundo Rafael Figueiredo, CEO da D4Sign by Zucchetti, plataforma de assinatura eletrônica e digital, a leitura cuidadosa de contratos se torna uma maneira prática de proteger direitos e evitar desgastes na relação com empresas.

“O contrato é o que formaliza a relação entre as partes, entender o que está escrito é o primeiro passo para evitar surpresas desagradáveis. Algumas armadilhas podem estar escondidas em detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos”, explica. Assim, para ajudar na interpretação de contratos e evitar ciladas, Rafael separou cinco recomendações práticas para a hora de comprar um produto ou serviço durante a data comercial:

1. Leia o documento integralmente: Pesquisas do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) mostram que grande parte dos clientes foca apenas nos trechos iniciais do contrato. No entanto, cláusulas sobre multas, reajustes e responsabilidades costumam aparecer nas últimas páginas.

2. Observe prazos e renovações automáticas: Planos de assinatura e serviços digitais frequentemente preveem renovação automática. Se o cliente não estiver atento, pode ser surpreendido por cobranças recorrentes.

3. Analise com atenção as regras de cancelamento e devolução: Além de serviços e assinaturas, contratos de compra de produtos também precisam trazer políticas claras sobre cancelamento. O Código de Defesa do Consumidor garante, por exemplo, o direito de arrependimento em até sete dias para compras feitas fora do estabelecimento físico, permitindo a devolução sem custo adicional. É essencial observar também como funcionam as regras de cancelamento, mudanças de planos, troca em casos de defeito ou insatisfação, já que a falta de clareza nesses pontos costuma gerar problemas e frustrações ao consumidor.

4. Guarde uma cópia acessível: Em disputas contratuais, a prova documental é determinante. Por isso, manter cópias físicas em local seguro é uma medida preventiva simples, mas eficaz. Além disso, vale também digitalizar os documentos físicos como uma segunda opção de garantir a proteção contra perdas, danos e até mesmo extravios que possam comprometer a versão principal.

“A atenção aos contratos não deve ser vista como desconfiança, mas como parte de uma relação madura entre clientes e empresas. A informação é um direito do cliente e um dever das empresas. Relações mais transparentes evitam desgastes e fortalecem a confiança, que é a base de qualquer fidelização”, conclui Rafael Figueiredo.

5. Verifique as condições de entrega: “Em compras de produtos físicos, o contrato deve especificar prazos, responsabilidades pelo transporte e política em caso de atrasos ou avarias. Muitas reclamações de consumidores em diferentes situações como em processos de compras, por exemplo, surgem justamente pela ausência de clareza nesses pontos”, explica Rafael.

Sobre a D4Sign by Zucchetti

A D4Sign é uma plataforma brasileira de assinatura eletrônica e digital com soluções inteligentes e seguras de armazenamento e gestão de documentos. Única do segmento com integração de dados com o Governo Federal, pioneira na adoção do PIX e NFC como métodos de autenticação.

A empresa foi a primeira em seu mercado nacional de atuação a lançar o uso de uma Inteligência Artificial aplicada aos negócios, com o D4Sign.AI, que visa otimizar em até 70% o tempo de leituras contratuais por meio de resumos criados com os principais pontos do documento. Além disso, ainda responde a possíveis dúvidas dos signatários em um chat que utiliza a mesma tecnologia. A D4Sign também aposta no uso de Big Data para otimizar os fluxos de assinatura, auxiliando a gestão contratual e proporcionando mais controle, agilidade e segurança às operações.

A partir de setembro de 2024, a D4Sign passa a fazer parte do ecossistema Zucchetti, sendo a maior aquisição da empresa italiana no Brasil. Atualmente, mais de 500 mil empresas contam com a praticidade, validade jurídica e segurança que a D4Sign oferece, mas projeta expandir ainda mais sua presença no mercado internacional com a nova parceira de negócios.


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