Open Insurance no Brasil: avanços, desafios e oportunidades para corretores e seguradoras
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Por Jailson Meireles, CEO da Confitec, via /cqcs/
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Open Insurance, ou Sistema de Seguros Aberto, é um ecossistema regulado que permite aos consumidores de seguros, previdência complementar aberta e capitalização compartilharem, com consentimento prévio e de forma segura, seus dados e informações entre as empresas supervisionadas pela SUSEP. Esse compartilhamento é feito de modo padronizado, e visa ampliar a transparência, personalizar ofertas e fomentar a inovação e a concorrência no Mercado Segurador.
O processo é 100% digital: o usuário controla como, quando e com quem compartilhar seus dados, sempre com total autonomia e sob rígidas normas de segurança e privacidade, garantindo benefícios como maior conveniência, acesso a produtos mais personalizados e concorrência mais saudável.
O OPIN vem avançando significativamente no Brasil nos últimos anos, redesenhando a dinâmica do mercado e trazendo, ao mesmo tempo, desafios e novas oportunidades para o Mercado Segurador. De acordo com levantamentos recentes do mercado, entre setembro de 2023 e de 2024, o número de requisições no Open Insurance saltou de 8 milhões para 15 milhões.
O sistema conta atualmente com pelo menos 74 instituições participantes, incluindo seguradoras, entidades de previdência complementar aberta e sociedades de capitalização. Mais de 1.200 APIs (interfaces de programação de aplicações) já foram publicadas, divididas em 72 grupos, facilitando a integração e o compartilhamento de dados entre as empresas participantes do ecossistema.
O segmento do OPIN integra também dados e operações do Open Finance, como parte da estratégia regulatória para criar um mercado financeiro cada vez mais aberto e competitivo.
Um dos maiores desafios técnicos é o alto investimento necessário para adequação de sistemas, integração tecnológica e conformidade com as normas de proteção de dados (LGPD).
Adaptabilidade das soluções Confitec
As soluções da Confitec se adaptam ao OPIN por meio da integração de tecnologias, segurança e automação de dados, alinhadas às exigências do sistema de seguros aberto.
Entre as plataformas da Confitec, o GEPRO (Gestão de Provisões e Registros Oficiais) já opera em arquitetura apta para a troca de informações por meio de APIs, atendendo aos requisitos de interoperabilidade exigidos pelo Open Insurance (OPIN).
O módulo OPIN do Gepro foi desenvolvido especificamente para facilitar a produção, transmissão e tratamento dos dados operacionais exigidos pela SUSEP, promovendo mobilidade e compliance automático com os requisitos do Open Insurance.
A Confitec trabalha processos de data sharing seguros, ágeis e auditáveis, atendendo exatamente ao princípio de consentimento, precisão e conveniência definidos pelo regulador.
Com essas integrações, seguradoras conseguem lançar novos produtos personalizados, acessar rapidamente informações relevantes e prestar serviços digitais sob demanda, ampliando a experiência do cliente no ambiente do Open Insurance. Ao mesmo tempo, corretores passam a ter acesso a dados e ferramentas para oferecer propostas mais alinhadas ao perfil do cliente, fortalecendo sua atuação consultiva e a retenção de negócios.
Dessa forma, a Confitec reafirma sua posição como fornecedora de soluções inovadoras, colaborando ativamente para implantação, adequação e sustentabilidade do ecossistema Open Insurance brasileiro.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>