Logo
Imprimir esta página

Seguro se consolida como ferramenta eficaz na gestão de riscos climáticos

Os olhares do mundo estão voltados para Belém, do Pará, em virtude da realização da COP-30, que vai até o dia 21 de novembro e reúne lideranças mundiais em torno do debate da mudança climática. “A COP30 é uma oportunidade única para o Pará e para todo o Brasil. Belém vai se tornar o centro das discussões sobre o clima e o futuro sustentável do planeta e o setor de seguros não pode ficar de fora desse debate. Vai ser um divisor de águas para o setor antes e após a COP30”, comenta Margarete Braga, presidente do Sincor-PA.

Ela tem aproveitado a agenda para mostrar que o seguro é um instrumento essencial de resiliência e sustentabilidade. “Tem sido um momento de diálogo e articulação com diferentes instituições. Estamos trabalhando para que o setor esteja inserido nessa agenda global, mostrando como o seguro protege vidas, patrimônios e o meio ambiente”.

Margarete Braga define o seguro como uma das ferramentas mais eficazes na gestão de riscos climáticos. “Ele não apenas indeniza perdas, mas estimula a prevenção, o planejamento e o investimento sustentável. O mercado segurador tem papel estratégico nessa nova economia verde, ajudando empresas, governos e cidadãos a se prepararem para os impactos ambientais e a desenvolverem soluções mais conscientes. Quando falamos em transição ecológica, o seguro é parte fundamental da resposta”.

A Casa do Seguro

Inclusive, o sindicato participa da agenda da Casa do Seguro, desenvolvida pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), que funcionará como um espaço de conhecimento, diálogo e inovação durante a COP30.

“Nossa presença será ativa, com representação institucional. A Casa do Seguro é uma conquista para o setor, um ponto de encontro entre o mercado, o poder público e a sociedade. O Sincor-PA estará lá para representar todos os corretores paraenses, mostrando que o nosso setor é parte da solução para o futuro sustentável que o mundo busca”, destaca.

Reeleição

Após uma primeira gestão marcada por diálogo, reconstrução e valorização da categoria, Margarete Braga foi reeleita presidente do Sincor-PA para a gestão de 2026 a 2029.

“Assumimos o compromisso de tornar o Sincor-PA mais presente, moderno e representativo e conseguimos. Reaproximamos o sindicato dos corretores, das seguradoras e das entidades parceiras, construindo pontes sólidas com o poder público e com o mercado”, comemora.

Para o segundo mandato, Margarete Braga tem como objetivo dar continuidade a um trabalho que tem propósito e direção. “Estamos nos preparando para expandir as ações do Sincor-PA para o interior do estado, aproximando o sindicato de mais corretores e levando oportunidades de capacitação, relacionamento e crescimento para todas as regiões. Outro foco será a integração tecnológica e a comunicação, tornando o sindicato mais acessível e ágil. Queremos um Sincor-PA cada vez mais próximo, digital e atuante, um parceiro estratégico do corretor de seguros”.

Neste ano, o mercado de seguros local foi agraciado com a aprovação da Lei Municipal da Semana do Seguro, instituída por lei em Belém, um marco histórico que coloca o tema na agenda da cidade e reforça o papel social e econômico da atividade.

De acordo com ela, o corretor paraense enfrenta desafios únicos, que vão desde as dimensões geográficas do estado até a necessidade de adaptação a novas ferramentas e modelos de negócio. “Nosso papel, enquanto Sincor-PA, é oferecer suporte, orientação e capacitação contínua para que ele se mantenha competitivo e relevante. Estamos desenvolvendo programas de formação técnica e comercial, parcerias com seguradoras e ações de integração regional, além de incentivar o uso da tecnologia e da educação digital. A ideia é que o corretor se veja como um consultor de proteção, e não apenas como um vendedor de segu ros”, compartilha.

A diretoria

A diretoria do Sincor-PA para o quadriênio 01/01/2026 – 31/12/2029 é formada por Maria Margarete Braga Serra (presidente), Wigor Michel de Oliveira (1º vice-presidente), Luiz André Moraes Santos (2º vice-presidente), Silvanira de Moura Gayoso (diretor 1º Secretário), Deborah Di Paula Costa Araújo (Diretor 2º Secretário), José dos Santos Lucas Neto (Diretor 1º Tesoureiro), José Guilherme Rocha Duarte (Diretor 2º Tesoureiro) e Mayanna de Oliveira Beckman (Diretor Relações Públicas).

Como suplentes de Diretoria seguem Danilo Lobato Sizo, Shindi da Silva Sasaki, Gustavo Henrique da Silva Tavares e João Braga da Silva. O Conselho Fiscal Efetivos é composto por Wilson Alves de Oliveira, Rosemary Esteves da Silva e Marcos Telles Gentil. Já os suplentes são Alberto Antonio Braga da Silva, Yurhi Abdul Costa Amim e Rosangela Pamplona Ferreira.

Os Delegados Representantes junto à FENACOR são Luiz André Moraes Santos e Wigor Michel de Oliveira; como suplentes seguem Maria Margarete Braga Serra e Mayanna de Oliveira Beckman.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto