Logo
Imprimir esta página

Casa do Seguro promove debate sobre seguro agrícola e resiliência climática

Evento reunirá CNseg, ABAG e FGV Agro para discutir estratégias de proteção à produção rural diante dos impactos ambientais

Em um cenário de aumento dos eventos climáticos extremos, a área segurada caiu 47% entre 2021 e 2024, passando de 13,7 milhões para 7,2 milhões de hectares. A busca por soluções estruturais para reduzir esse impacto estará no centro das discussões do evento “Seguro Agrícola e Resiliência Climática”, que será realizado no dia 20 de novembro, às 15h, na Casa do Seguro, em Belém (PA), durante a COP30.

Além de ser um ponto de encontro para o debate qualificado sobre o agronegócio e o papel do seguro como mitigador de riscos, o evento marca o lançamento da ferramenta de conformidade socioambiental para seguros, iniciativa que reforça o compromisso do setor com boas práticas e sustentabilidade.

O presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, afirma que o Seguro Rural é uma ferramenta eficiente para garantir a resiliência e a sustentabilidade dos produtores diante das perdas causadas por eventos climáticos extremos. “A área segurada no Brasil ainda é muito baixa se comparada a países como os Estados Unidos, o que deixa milhares de produtores expostos e podendo perder tudo em uma única safra”, disse.

A programação inclui dois painéis. O primeiro, “Seguros como instrumento de proteção da produção agrícola”, discutirá os desafios do Brasil na ampliação da cobertura securitária e apresentará experiências internacionais que podem servir de referência.

O debate abordará temas como o papel do Programa de Subvenção Rural (PSR), o desenvolvimento de novos produtos para culturas além da soja, milho e trigo, e a sustentabilidade financeira das seguradoras frente ao aumento das indenizações climáticas.

Entre os debatedores confirmados estão Eduardo Bastos, diretor da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG); Pedro Loyola, coordenador do Observatório do Seguro Rural – FGV Agro; Paulo Hora, superintendente-executivo Rural e Resseguro da BRASILSEG; Tânia Zanella, presidente do Instituto Pensar Agropecuária. A moderação será conduzida por Esteves Colnago, diretor de Relações Institucionais.

O segundo painel, “Tecnologia e inovação no campo para resiliência climática”, discutirá como o uso de dados, sensoriamento remoto e inteligência artificial pode fortalecer a produtividade e reduzir riscos no campo. Participam Raquel Martins Montagnoli, head de Sustentabilidade da CNH; Jairo Costa, gerente de seguros LATAM; e Murilo Oliveira, CEO da AUDSAT. A moderação será de de Guilherme Bastos, coordenador da FGV Agro.

A abertura do evento será realizada por Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócio FGV-EESP, com a palestra “O papel estratégico do seguro agrícola diante da emergência climática global”.

Realizado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), em parceria com a FGV Agro e a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), o encontro terá como foco central o fortalecimento da resiliência do campo por meio de instrumentos de seguro, inovação tecnológica e práticas sustentáveis.

Para Giuliano Alves, Gerente de Sustentabilidade e Projetos da ABAG, O seguro rural é um importante instrumento de adaptação climática, uma vez que os impactos das mudanças do clima já afetam diretamente a produção e a renda do produtor. “Ao mitigar esses impactos, o seguro contribui para fortalecer a resiliência do campo e garantir a segurança alimentar. Essa é uma agenda que a ABAG busca promover de forma integrada, unindo sustentabilidade, inovação e gestão de riscos”, afirma.

Para Guilherme Bastos e Pedro Loyola, da FGV Agro, o Seguro Rural e o Zoneamento Agrícola de Risco Climático são pilares da resiliência e da sustentabilidade do agro brasileiro, unindo ciência e gestão para enfrentar as mudanças climáticas, tema importante para a COP-30 e decisivo para a segurança alimentar global.

A Casa do Seguro se localiza na Tv. Alferes Costa, 2828 – Pedreira – Belém/PA. Os interessados em participar deste e dos demais eventos da Casa do Seguro, podem se inscrever no site.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto