Microsoft revela: inglês, chinês e espanhol são os idiomas mais usados em IA generativa
Estudo mostra que mais de 1,2 bilhão de pessoas já utilizam ferramentas de inteligência artificial, com domínio de idiomas concentrado em países do Norte Global
Um novo relatório da Microsoft revelou quais são os idiomas mais utilizados em ferramentas de inteligência artificial generativa em todo o mundo. A pesquisa analisou a base linguística dos principais modelos de linguagem (LLMs) e preparou um ranking dos idiomas mais presentes tanto na construção dos sistemas quanto no uso cotidiano pelos usuários. O estudo também mostrou que o avanço da IA tem ampliado o impacto cultural e econômico dos idiomas dominantes, consolidando o inglês como a “língua oficial” da era digital.
Segundo o levantamento, mais de 1,2 bilhão de pessoas já utilizam algum tipo de ferramenta de IA, seja para estudo, trabalho ou comunicação. No entanto, a maior parte desse uso ainda se concentra em países do Norte Global, o que reforça o desequilíbrio no acesso linguístico e tecnológico. Isso ocorre porque o desempenho dos modelos é diretamente proporcional à quantidade e qualidade dos dados disponíveis em cada idioma e, nesse ponto, o inglês sai na frente, por representar a maior parcela de conteúdo digital e científico da internet.
Para especialistas, a tendência é que os modelos multilíngues evoluam rapidamente, permitindo maior inclusão linguística e qualidade nas respostas para outros idiomas. Ainda assim, o domínio do inglês segue sendo um fator determinante para quem deseja explorar todo o potencial da IA, acessar formações internacionais e atuar em mercados globalizados.
De acordo com Renato Garcia, CTO da Minds Idiomas, essa relação entre tecnologia e idioma reforça a importância do inglês na formação profissional e no futuro do trabalho.
“A inteligência artificial está sendo construída, testada e aprimorada majoritariamente em inglês. Isso significa que compreender o idioma é mais do que uma habilidade de comunicação, é uma competência tecnológica. Quem fala inglês não apenas entende o mundo, mas participa ativamente das inovações que estão moldando o futuro”, destaca Renato.
Ranking dos Idiomas Mais Usados em IA Generativa:
Inglês: língua dominante na internet, nos negócios e na ciência;
Chinês (Mandarim): impulsionado pela expansão das big techs asiáticas e pelo grande número de publicações digitais;
Espanhol: presente em diversos continentes e com mais de 500 milhões de falantes nativos, tem se consolidado como uma das línguas com maior representatividade na web;
Francês: forte presença na Europa, no Canadá e em mais de 20 países africanos, o francês é um idioma estratégico para o desenvolvimento de modelos multilíngues;
Outros Idiomas Globais (Russo, Português, Alemão, Japonês): Embora ainda tenham participação menor, esses idiomas vêm ganhando espaço à medida que os modelos se tornam mais inclusivos e capazes de operar em múltiplas línguas com qualidade crescente.
Sobre a Minds Idiomas
Com 18 anos de existência, o segredo da rede de idiomas Minds é a tecnologia. Com mais de 70 escolas em todo país, a Minds foi a primeira rede a implantar o ensino do inglês em tablets mantendo os livros físicos. Com especialistas em captação de conteúdo, a CEO Leiza Oliveira, tem consciência que a forma de aprendizado de cada criança e adulto é individual. Personalização e inovação são as palavras que movem franqueados e alunos da rede. O tempo de duração do curso da Minds é de 18 meses e há outras modalidades de ensino personalizadas. Acesse o nosso site e conheça mais sobre o mundo Minds acessando, aqui!
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>