Consórcio ou financiamento: entenda as principais diferenças antes de escolher
Especialista explica as principais diferenças e vantagens entre as duas modalidades de compra
O brasileiro precisou buscar alternativas para realizar o sonho do carro e da casa própria diante de juros ainda elevados. O consórcio e o financiamento são as alternativas mais procuradas, mas embora ambos permitam a compra planejada de bens de alto valor, as duas modalidades funcionam de formas bastante diferentes.
No primeiro semestre do ano, a adesão pelo consórcio registrou alta de 15,2%, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). Para Cléber Gomes, CEO e sócio-fundador da Maestria, empresa especializada em consórcio e produtos financeiros, o primeiro ponto de distinção entre os dois modelos de compra é o custo total da operação.
“No consórcio, o comprador não paga juros, apenas uma taxa de administração diluída nas parcelas. Já o financiamento envolve juros que, dependendo do prazo e do perfil do cliente, podem dobrar o valor final do bem”, explica.
Nesse modelo , o participante integra um grupo de pessoas com o mesmo objetivo e todos contribuem mensalmente. A cada mês, um ou mais integrantes são contemplados por sorteio ou lance e dá direito a uma carta de crédito, que possibilita à compra.
“É uma forma de planejar o consumo sem endividamento, ideal para quem pode esperar o momento certo de ser contemplado ou quem tem um valor guardado para dar lances de forma estratégica e acelerar esse processo”, afirma o CEO de Maestria.
Já o financiamento é indicado para quem precisa do bem imediatamente e está disposto a pagar mais por isso. O comprador obtém o crédito junto ao banco e começa a pagar as parcelas, que incluem juros e tarifas.
“O financiamento é uma solução de curto prazo, mas exige cuidado com o comprometimento da renda. Um erro comum é focar apenas na parcela e não avaliar o custo efetivo total”, alerta o especialista.
Outro diferencial é a flexibilidade financeira. No consórcio, é possível ofertar lances, antecipar parcelas e utilizar o crédito para negociar o valor do bem à vista, obtendo descontos. No financiamento, essas possibilidades são mais limitadas.
“O consórcio oferece poder de compra, especialmente para quem quer negociar com calma e fazer o dinheiro render. É uma forma mais consciente de adquirir patrimônio”, destaca o CEO da Maestria.
Sobre a Maestria
Empresa especializada em consórcio e produtos financeiros no B2B há 11 anos, com mais de R$10 bilhões em vendas no mercado. A Maestria oferece um ecossistema de soluções, com um hub completo, incluindo consultoria estratégica, treinamentos, soluções financeiras, marketing e networking exclusivo. Para 2025, a meta da empresa é chegar em R$12 milhões de faturamento e atingir R$ 2 bilhões em vendas de consórcios.
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