Como a IA generativa redefine o papel dos CFOs nas empresas modernas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Cinthia Guimarães
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Por Andrey Menegassi
Tomar decisões estratégicas e garantir a saúde financeira da organização são as principais responsabilidades dos CFOs (Chief Financial Officer). No entanto, considerando que o mundo se transforma a cada milésimo de segundo, agilidade e eficiência se tornam requisitos fundamentais, e podem ser obtidos através do uso da IA Generativa.
Compreendendo essa importância, segundo uma pesquisa do Gartner, os líderes financeiros estão focados em soluções de tecnologia habilitadas para IA e automação inteligente dos processos. Mais de 70% dos CFOs já expandiram suas responsabilidades além das finanças para incluir dados e análises corporativas.
Ainda de acordo com o estudo, a IA Generativa (GenAI) está entre as tecnologias que deverão receber investimentos futuros na função financeira. 50% desses líderes já almejam aumentos significativos no investimento neste recurso. Por sua vez, mesmo com os dados apontando para uma ampla compreensão e utilização desta ferramenta no dia a dia organizacional, os CFOs continuam enfrentando o mesmo desafio: administrar informações fragmentadas.
Durante décadas, as planilhas no Excel foram o centro das operações financeiras e orçamentárias das empresas. Entretanto, a atual complexidade dos negócios, que reforça a necessidade de simulações rápidas, tornou esse método de controle obsoleto, visto que não tem a capacidade de centralizar e fornecer análises que apoiem a tomada de decisões.
Quanto a isso, a Inteligência Artificial vem despontando, cada vez mais, como uma forte aliada para suprir essas demandas. Contudo, assim como toda e qualquer tecnologia, de nada adianta adquirir a ferramenta sem saber utilizá-la de forma correta. Ou seja, para que seus ganhos – como redução de tempo, consolidação das informações, previsibilidade, rapidez nas análises etc. – sejam obtidos, é crucial fazer o seu uso de forma correta.
Mediante à rapidez que faz parte do universo corporativo, é comum as organizações buscarem realizar as análises preditivas o quanto antes. Todavia, para que esse processo ocorra de forma satisfatória, é crucial ter uma base estruturada. E esse controle, atualmente, vai ao encontro do novo papel do CFO, que precisa, sobretudo, dialogar com os dados a fim de obter o controle de vendas, remanejar orçamentos e liderar a empresa rumo à estratégia que beneficie o negócio.
Nesse sentido, a IA Generativa contribui para a realização deste “diálogo”, o que auxilia os líderes financeiros a realizarem uma análise preditiva. Isso permite alterar a rota de forma rápida, executar alterações no planejamento orçamentário com base no cenário econômico sem precisar fazer do zero, além de tomar decisões em tempo real.
Como citado anteriormente, para obter esses resultados, é imprescindível eliminar os silos de informação. Isso é, mesmo a IA sendo um elemento indispensável, para que haja veracidade e confiança no que é proposto pela ferramenta, é de extrema importância que a base de dados seja organizada.
Quanto a isso, investir em ferramentas que já tenham incorporado recursos preditivos e IA Generativa e que, por sua vez, apoiem na automatização de simulações orçamentárias, análises de variação e previsões de resultado, é o primeiro passo que deve ser dado pelas organizações. Além disso, contar com o apoio de uma consultoria especializada nessa abordagem é uma excelente estratégia para a empresa receber o direcionamento para escalar.
A tendência aponta para uma nova geração de CFOs que terão menos dependência técnica da área de TI e deixarão de ser apenas o “guardião dos números” para se tornar estrategista de dados e orientar a organização para o caminho que deve ser seguido. Neste sentido, a IA Generativa, sem dúvidas, desponta não apenas como uma auxiliadora, mas como um meio de conquistar resultados que promovam o sucesso do negócio. Afinal, para moldar o futuro que nos aguarda, é preciso começar ainda hoje.
Andrey Menegassi é Partner da SolvePlan
Sobre a SolvePlan
Fundada em 2012, a SolvePlan é especializada em soluções para planejamento orçamentário, consolidação societária, publicação de resultados e analytics, entregando aos clientes ferramentas que agregam valor aos negócios. A dedicação e o reconhecimento de seus clientes levaram a SolvePlan ao patamar de parceiro Gold SAP, com mais de 200 projetos entregues.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>