Especialista dá dicas para o varejista se preparar para a Black Friday 2025
IA e tecnologia ajudam a aumentar vendas, reduzir desperdícios e personalizar a experiência do consumidor
À medida que a Black Friday se aproxima, o varejo brasileiro se prepara para um dos períodos mais intensos do ano. A alta demanda, o comportamento híbrido de compra e a necessidade de manter margens equilibradas exigem que as equipes de vendas estejam mais preparadas. Segundo a Gartner, 91% dos líderes de TI no setor varejista estão priorizando a implementação de Inteligência Artificial (IA) até 2026. Esses dados refletem uma tendência crescente de adoção de tecnologias avançadas para otimizar operações e melhorar a experiência do consumidor.
Rafael Reolon, diretor de Retail da Linx, empresa especialista em tecnologia para o varejo, destaca que soluções integradas de gestão, combinadas ao uso de Inteligência Artificial (IA), são essenciais para aumentar a produtividade, melhorar a experiência do consumidor e garantir eficiência em lojas físicas e digitais.
Segundo o especialista em varejo, o uso de dados e automação tem transformado a forma como os times de vendas se preparam para o pico de demanda. “Com a IA, é possível treinar o time de vendas com base em informações reais de consumo, entender o que cada cliente busca e até prever quais produtos terão mais saída durante a campanha. Isso torna o atendimento mais consultivo e eficiente, além de aumentar o ticket médio”, diz.
Para Reolon, soluções de gestão que integram estoque, precificação, atendimento e canais de venda, permitem que o vendedor tenha acesso em tempo real a informações estratégicas para fechar a venda com mais agilidade. Além disso, a IA embarcada na solução sugere produtos complementares e personaliza a jornada do consumidor, reduzindo desperdícios e otimizando o tempo da equipe.
Para utilizar essas tecnologias durante a Black Friday e aumentar a lucratividade, o diretor de Retail da Linx traz cinco dicas importantes:
Treine o time de vendas com dados reais
Utilize informações de consumo e histórico de vendas para capacitar os vendedores sobre os produtos mais procurados e margens mais rentáveis em cada região.
Automatize tarefas operacionais
Reduza erros e libere os vendedores para focar no atendimento consultivo, deixando que sistemas de IA cuidem de cálculos de estoque, precificação e promoções.
Integre canais e estoques
Garanta que o cliente encontre os produtos, estejam eles disponíveis em outra loja ou no e-commerce, proporcionando uma experiência omnichannel fluida.
Monitore resultados em tempo real
Utilize dashboards e relatórios para ajustar rapidamente estratégias, promoções e reposição de estoque durante toda a campanha.
Personalize a jornada do consumidor
A IA pode sugerir produtos complementares e oferecer recomendações inteligentes, aumentando o ticket médio e a satisfação do cliente.
“A Black Friday é o momento de transformar dados em vendas. O varejista que combina uma equipe bem treinada com ferramentas inteligentes sai na frente, oferecendo conveniência, velocidade e personalização, três fatores decisivos para o consumidor de hoje”, destaca Reolon.
Sobre a Linx
A Linx é uma empresa especialista em tecnologia para o varejo no mercado de software para gestão. Com ampla atuação em vários segmentos, e um portfólio composto por mais de 180 soluções, a Linx ajuda desde pequenos empreendedores a grandes varejistas, oferecendo o maior ecossistema para o varejo da América Latina. A companhia é reconhecida pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como uma das mais inovadoras no setor de tecnologia da informação.
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