3 maneiras de usar a inteligência artificial para inovar no setor de seguros
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Ivan Netto
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Especialista da Pier aponta como a tecnologia pode otimizar processos, reduzir burocracias e oferecer seguros mais acessíveis e ágeis no Brasil
O setor de seguros movimenta mais de R$ 388 bilhões por ano no Brasil, segundo dados da CNseg e tem buscado na inteligência artificial (IA) um dos principais caminhos para modernizar processos e entregar mais valor ao consumidor. O movimento é acelerado pelo avanço das insurtechs, que combinam tecnologia e inovação para tornar o processo de contratação e uso do seguro mais ágil, transparente e acessível. De acordo com um relatório da SAS em parceria com a Coleman Parkes Research Ltd, divulgado em outubro de 2024, 89% das seguradoras entrevistadas planejam investir em GenAI em 2025, e cerca de 92% já têm (ou vão ter) orçamento dedicado para isso.
“Estamos diante de uma mudança estrutural no setor. A inteligência artificial não é apenas um recurso de automação, mas um diferencial competitivo capaz de redesenhar a forma como corretores, seguradoras e clientes se relacionam. Quando bem aplicada, a tecnologia entrega precisão, eficiência e uma experiência muito mais fluida para todas as pontas da cadeia”, explica Victor Horta, CPO da Pier, seguradora com o objetivo de mudar a relação dos brasileiros com os seguros.
De acordo com esse cenário, Horta cita 3 formas de aplicar IA para transformar a experiência no setor de seguros. Confira!
1 - Prevenção de fraudes
Com o uso de algoritmos avançados, é possível analisar grandes volumes de dados e identificar padrões suspeitos em tempo real. Isso permite que as seguradoras detectem tentativas de fraude antes que elas gerem prejuízos, protegendo tanto a empresa quanto os clientes de práticas indevidas. Na Pier, trabalhamos com um volume de informações até 300 vezes maior que o mercado, o que aumenta a precisão dos modelos e contribui para a sustentabilidade dos produtos.
2 - Pagamento de sinistros
Outra aplicação ocorre no pagamento de sinistros. Tradicionalmente, esse processo é burocrático e pode levar semanas, mas a IA acelera a análise das ocorrências e permite que a liberação do pagamento seja feita de forma quase imediata em casos simples e sem inconsistências. Essa agilidade melhora a experiência do segurado, que recebe o suporte no momento em que mais precisa. No caso da Pier, a empresa possui o Pier Bolt, agente responsável por pagar sinistros instantâneos em 30% dos casos de seguro celular, o processo mais rápido do mercado.
3 - Precificação inteligente
A precificação inteligente também é um dos grandes benefícios trazidos pela inteligência artificial. Em vez de utilizar apenas critérios tradicionais, como idade ou modelo do veículo, em caso do seguro automóvel, por exemplo, a tecnologia cruza diversas variáveis, histórico de uso, perfil de comportamento e até condições externas para calcular valores mais justos e personalizados. Esse recurso amplia a acessibilidade ao seguro e estimula a fidelização dos clientes. Na Pier, o modelo utilizado possibilita oferecer preços até 20 % abaixo da média de mercado no seguro automóvel.
“À medida que a inteligência artificial evolui, o setor de seguros tem a chance de abandonar processos burocráticos e investir em soluções centradas no cliente. Isso significa não apenas eficiência operacional, mas também maior confiança, transparência e inclusão financeira para quem antes não tinha acesso a uma proteção adequada”, conclui o CPO da Pier.
Sobre a Pier Seguradora
Fundada em 2018, a Pier Seguradora chegou ao mercado com a missão de mudar a relação dos brasileiros com os seguros, sendo a primeira seguradora digital do Brasil e a primeira a oferecer cobertura para furto simples de celular. Com opções de seguro para celular e automóveis, a empresa oferece as soluções de maneira rápida, confiável, flexível e acessível. A companhia já reembolsou mais de R$200 milhões em sinistros desde que foi fundada e hoje atende cerca de 150 mil clientes em todo o país.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>